Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Arrependido pela expulsão, Pepe acredita na classificação lusitana

Brasília (DF)

Um dos atletas mais experientes da seleção de Portugal, o zagueiro Pepe será novidade no jogo diante de Gana, na rodada decisiva do Grupo H. Arrependido do ato na partida contra a Alemanha, que gerou a expulsão e consequente suspensão contra os Estados Unidos, o jogador afirma querer ajudar a equipe a se classificar para as fases eliminatórias, apesar da tarefa ser difícil.

“Vamos lutar com as nossas armas para tentar passar à fase seguinte. Ainda temos esperança e é com base nela que vamos jogar para ganhar”, afirmou o zagueiro. “Falaram muita coisa sobre a seleção, mas nós sabemos da nossa capacidade. Com os jogadores que temos, não deveríamos estar nessa situação. Cabe a nós melhorar e tentar ajudar Portugal a cada jogo” completou.

No empate diante dos Estados Unidos, que ainda rendeu um último fôlego aos portugueses na busca pela classificação, o substituto de Pepe, Ricardo Costa, teve boa apresentação, sendo decisivo ao tirar uma bola praticamente em cima da linha. O titular da posição reconheceu o esforço do companheiro e se comprometeu a tentar manter o bom nível de atuação.

“Sei que a seleção tem jogadores de qualidade e que podem jogar. O Ricardo Costa fez um belíssimo jogo. É o técnico Paulo Bento que vai decidir quem joga. Vou estar preparado para entrar e ajudar a equipe a tentar passar de fase”, comentou Pepe.

Mudança de planos

A seleção de Portugal teve que repensar o cronograma de treinamentos às vésperas do duelo decisivo contra Gana, no Estádio Mané Garrincha em Brasília (DF), nesta quinta-feira. Por decisão da Fifa, o treino para reconhecimento do gramado foi cancelado, com o objetivo de manter a qualidade do gramado.

Com isso, a delegação lusitana se deslocou até o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, na capital federal, para fazer o último treino e ajustar os detalhes antes do jogo. Cristiano Ronaldo, principal referência da equipe no setor ofensivo, treinou com proteção no joelho e, por mais debilitada que seja sua condição física, deve entrar em campo como titular.

Recuperando-se de lesão, o goleiro Rui Patrício, o lateral esquerdo André Almeida e os atacantes Hugo Almeida e Postiga realizaram exercícios físicos separados do restante do elenco. Com problemas para escalar o time, Paulo Bento deverá improvisar alguns atletas nas posições pendentes.

O zagueiro Ricardo Costa pode ter nova chance após a ótima atuação diante dos Estados Unidos, agora como lateral esquerdo, na vaga deixada por Fabio Coentrão e André Almeida. Já Varela, autor do gol de empate contra os norte-americanos, pode ser opção no ataque ao lado de Cristiano Ronaldo, que deverá atuar mais centralizado por não estar plenamente recuperado da lesão no joelho.

Gazeta Press
Em razão de determinação da FIFA, elenco lusitano realiza treino 'improvisado' no Corpo de Bombeiros (Foto:Célio Messias)