Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Botafogo vê disputa por posições em aberto

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Apesar de o técnico Vagner Mancini e os torcedores cobrarem a chegada de reforços, o elenco do Botafogo está longe de ser considerado um dos mais fracos do Campeonato Brasileiro Série A. Tanto que os jogadores estão aproveitando esse período de treinos durante a Copa do Mundo para provar ao treinador que podem ser os donos das principais posições.

Hoje, são considerados titulares absolutos o goleiro Jefferson, servindo à Seleção Brasileira, o zagueiro Dória, que ainda pode ser negociado na janela de transferências internacionais, e o atacante Emerson Sheik, principal contratação para a temporada.

Nas laterais a disputa está em aberto. Lucas tem jogado na lateral-direita porque Edilson vem sendo improvisado no meio campo por conta de lesões. Porém, os dois disputam a posição em igualdade de condições. Na lateral-esquerda, Junior Cesar tem contado com a preferência do treinador, mas vê em Júlio Cesar um reserva de peso.

“O elenco conta com jogadores de qualidade em praticamente todas as posições e essas disputas podem ser consideradas saudáveis, uma vez que todos se respeitam”, disse Lucas.

Na zaga, o companheiro de Dória é Bólivar. Mas diante do mau rendimento nas últimas partidas pode acabar perdendo espaço para o jovem André Bahia, que aproveitou a viagem de Dória para jogar o Torneio de Toulon, pela Seleção Brasileira Sub-20, para mostrar serviço à comissão técnica.

“Sei que a disputa por posições é difícil, já que o Botafogo conta com grandes zagueiros no elenco. Eu sempre procuro aproveitar as oportunidades que surgem e tentei fazer meu melhor nesses quatro jogos. O clube que tem a ganhar com isso, pois todos aqui se respeitam e esperam as chances”, comentou André Bahia.

A posição de volante é uma das mais disputadas. Marcelo Mattos e Rodrigo Solto precisarão correr atrás de Bolatti e Aílton, que jogaram bem nas últimas partidas. O último, inclusive, terá o empréstimo junto ao Benfica, de Portugal, prorrogado por seis meses.

Divulgação/Botafogo F. R.
Com disputa de posições no elenco, Mancini usa período de treinos para definir opções

No setor de criação, o jovem Daniel é visto como uma opção para dar velocidade ao time. Jogador experiente, Carlos Alberto foi contratado sob desconfiança, mas no único jogo que fez, na derrota para o Grêmio, teve atuação destaca. Porém, sofreu uma lesão em razão do longo período inativo, mas já deve estar à disposição para a sequência da temporada. Principal contratação do primeiro semestre, Jorge Wagner não agradou, mas quer recuperar seu espaço depois de superar problemas particulares que atrapalharam seu desempenho.

No ataque, o paraguaio Pablo Zeballos tem sido o companheiro de Sheik, mas disputa a vaga de titular com Wallyson. O argentino Tanque Ferreyra, contratado para ser titular, não vem agradando, enquanto Sassá e Yguinho, crias das categorias de base do alvinegro, parecem estar fora dos planos.

O Glorioso volta a campo pelo Campeonato Brasileiro Série A no dia 16 de julho, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), às 19h30 (de Brasília), em jogo válido pela décima rodada da competição. Antes disso, no dia 3 de julho, os jogadores deverão participar de um amistoso contra o Botafogo da Paraíba, na reinauguração do Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB).