Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Candidato a novo Xavi, Koke sonha alto na Espanha

Do correspondente Luiz Felipe Fagundes Curitiba (PR)

A Espanha voltou a treinar nesta sexta-feira no CT do Caju, se preparando para sua despedida da Copa do Mundo 2014, segunda-feira, diante da Austrália, em Curitiba. Mais uma vez apenas movimentação em campo reduzido, mais animada do que o treino-fúnebre de quinta, primeiro com um treino de um toque e, na sequência, um rachão com o grupo dividido em três times.

Porém, o que interessa a partir desse momento é qual será o futuro da seleção espanhola, que vê uma geração vencedora chegar ao fim e precisa discutir quem serão os novos líderes de uma caminhada que começa nas Eliminatórias da Eurocopa 2016. Apontado como candidato a novo Xavi Hernandes, um dos que deve deixar o grupo, o meia Koke sabe que a tarefa é dura.

“Xavi é um só. É dificil igualá-lo. Futebolisticamente, quem tem que falar são vocês (imprensa)”, disse o jogador que, no entanto, já sonha alto para repetir os feitos de Xavi. “Conseguimos duas Eurocopas e dois Mundiais, mas no futebol as coisas mudam. Podemos voltar a fazer o mesmo, porque não sonhar? Será complicado. Mas, sempre que vou jogar por essa seleção foi dar o melhor de mim”, garantiu.

AFP
De olho no futuro da seleção espanhola, meio-campista Koke projeta titularidade

Koke alerta que, apesar da expectativa, o ex-jogador do Barcelona ainda não anunciou de deixará a Fúria e espera ainda tê-lo como companheiros nos próximos anos. Algo que parece difícil após o fiasco no Brasil. “Parte do sucesso dessa seleção se deu graça as Xavi Henandes. Espero que siga muitos anos mais na seleção. Até o momento ele não disse nada”, revelou.

Mesmo sem valor para a classificação, ainda tem Copa 2014 para a Fúria. Segunda-feira é dia de se despedir diante da Austrália. Para o meia, é a última chance de sair com a imagem menos arranhada, um motivador para os próximos dias de treino. “Esse grupo sempre conseguiu grandes coisas e temos que terminar nossa participação com vitória. Somos profissionais e temos que trabalhar. Temos que deixar uma boa imagem, somos a Espanha. Vamos trabalhar esses cinco dias com gana”, finalizou.