Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Classificação da Argélia causa confusão em cidades francesas

Paris (França)

Nesta quinta-feira, milhares de torcedores celebraram a inédita classificação da Argélia para as oitavas de final da Copa do Mundo. Porém, o avanço dos comandados de Vahid Halilhodzic foi estopim para uma confusão generalizada em várias cidades da França. Dentre elas, Paris, Marselha e Lyon.

Os argelinos residentes na França foram às principais praças das cidades para acompanhar o empate com a Rússia (1 a 1) e comemoraram o feito histórico com fogos de artifício, canções e gritos de incentivo, sob os cuidados da polícia. Todavia, no fim da noite, jovens incendiaram carros e lançaram objetos contra os guardas, que responderam a ofensiva com bombas de gás lacrimogêneo.

Na capital Argel, as comemorações foram de caráter pacífico e não necessitaram de intervenção policial, mesmo com a lotação da Praça do Grande Poste, situada no centro histórico da cidade.

Com a vaga em mãos, as raposas do deserto terão pela frente a Alemanha, em confronto que pode significar uma “revanche” pela eliminação na Copa de 1982. Na ocasião, em solo espanhol, os germânicos venceram a Áustria por 1 a 0, em um polêmico resultado, já que o placar dava o passaporte ao mata-mata para ambas representações.

O confronto contra a equipe de Joachim Low ocorre nesta segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS. Quem passar, terá pela frente França ou Nigéria no estágio seguinte.

AFP
A paz encontrada na Praça do Grande Poste, em Argel, não se fez presente em Paris, Lyon e Marselha