Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Classificada, Colômbia encara Japão para encerar primeira fase dos sonhos

Cuiabá (MT)

Nem o mais otimista dos torcedores colombianos esperava uma primeira fase tão convincente de sua seleção sem seu principal jogador, o atacante Falcão García. Até aqui, foram duas vitórias – uma contra a Grécia e outra contra a Costa do Marfim – muito bem construídas, que resultaram na liderança isolada do Grupo C e na classificação antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo. Agora, a Colômbia encara o Japão, que ainda sonha com a próxima fase, nesta terça-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arena Pantanal.

Mesmo classificada, a seleção colombiana quer encerrar a primeira fase com 100% de aproveitamento e, para isso, está totalmente focada no próximo adversário, o que garante o beque Zapata. O técnico Jose Pekerman pediu que seus comandados não fizessem as contas para as oitavas de final, evitando pensar em quem enfrentarão.

“Devemos pensar apenas no próximo jogo. Não podemos nos preocupar com outros adversários quando ainda vamos encarar os japoneses. É uma seleção forte, com excelentes jogadores. Não podemos nos iludir. A equipe deles tem muito mais qualidade do que os resultados mostraram. São rápidos e bem postados taticamente. Será um grande jogo”, analisou Zapata.

AFP
Zapata quer encerrar primeira fase com 100% de aproveitamento e promete dificultar a vida dos atacantes japoneses

Do outro lado, o Japão ainda sonha com as oitavas de final, já que a segunda vaga no grupo ainda está em aberto. Com três pontos, a Costa do Marfim se garante na próxima fase com um empate e um bom saldo de gols. Sua adversária, a Grécia, precisa vencê-la e torcer por um tropeço asiático. Enquanto isso, os japoneses torcem por uma vitória simples do grego, além de terem a obrigação de somar três pontos.

No último treinamento antes da “final”, o Japão trabalhou finalizações. Em busca de “equilíbrio”, a seleção acredita que voltar a chutar mais ao gol renderá bons frutos diante dos colombianos.

“Vamos concentrados e focados para vencer a Colômbia, que é um adversário muito complicado. Depois, vamos pensar no que acontece na outra partida. Precisamos vencer para mostrar nossa qualidade, o que não fizemos até agora”, disse Honda, o astro da equipe.

AFP
Craques do jogo: Honda tentará classificar Japão às oitavas e James Rodríguez promete gols para terminar 100% a primeira fase

FICHA TÉCNICA 

JAPÃO X COLÔMBIA

Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Data: 24 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Bertino Miranda, de Portugal
Assistentes: Jose Trigo e Roberto Miranda

JAPÃO: Kawashima; Uchida, Yoshida, Kondo, Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe e Honda; Okazaki, Okubo e Osako
Técnico: Alberto Zachieroni

COLÔMBIA: Ospina; Zunga, Yepes, Zapata e Armero; Carlos Sanchez, Aguillar, Cuadrado, James Rodríguez; Ibarbo e Teófilo Gutiérrez
Técnico: José Pekerman