Futebol/Campeonato Brasileiro Série B - ( - Atualizado )

Com novo preparador físico, elenco da Lusa se reapresenta no CT

São Paulos (SP)

A volta aos trabalhos da Portuguesa, no centro de treinamento do Parque Ecológico, foi marcada por uma novidade fora das quatro linhas: o preparador físico Sandro Sargentim, com passagens por clubes como Corinthians e Bragantino, é o novo integrante da comissão técnica da Lusa.

Embora reconheça que o bom resultado no futebol é alcançado mediante uma junção de fatores, o fato de o elenco ser formado, em sua maioria, por jogadores de baixa faixa etária tende a facilitar o processo de recondicionamento físico dos atletas, principalmente após uma parada de praticamente duas semanas, em virtude da Copa do Mundo.

“Quanto mais jovem, mais saúde o atleta vai ter e conseguirá render melhor fisicamente. Sabemos da importância dos fatores tático, físico e emocional no decorrer de um jogo, e que nem sempre um atleta jovem está em melhores condições de jogo do que um jogador experiente. Apesar de não ser determinante, quanto maior o vigor físico, mais fácil é o trabalho”, avalia o novo preparador físico.

Nos poucos dias que teve para trabalhar desde a reapresentação, na segunda-feira, Sargentim se ateve a concluir a avaliação física dos atletas, procedimento característico após uma pausa na rotina de treinamentos. “Trabalhei junto aos dados passados pelo Depto. Médico e pela Fisiologia a fim de conceder aos atletas uma boa preparação física, para que possam render da melhor maneira possível dentro de campo”, comentou.

O elenco da Portuguesa segue se preparando no CT do Parque Ecológico, sob orientação de Sargentim, para a reestreia na Série B do Campeonato Brasileiro, dia 15 de julho, diante da Ponte Preta, às 19h30 (de Brasília), em Campinas (SP).