Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Contra armadilha tática japonesa, Costa do Marfim inicia busca por vaga inédita

Recife (PE)

A Costa do Marfim inicia a busca pela vaga inédita nas oitavas de final da Copa do Mundo. O confronto diante do Japão, que fecha a primeira rodada do Grupo C, está marcado para as 22h (de Brasília) neste sábado, na Arena Pernambuco, em Recife.

Os marfinenses entram em campo no terceiro Mundial consecutivo. Nas duas participações anteriores, a equipe africana era considerada candidata a uma das vagas na segunda fase da competição, mas acabou não conseguindo a classificação.

Tanto em 2006 como 2010, a Costa do Marfim caiu em grupos considerados difíceis, atuando contra Argentina e Holanda na primeira oportunidade, além de Brasil em Portugal na segunda. Apesar do peso de uma debutante em Mundiais, os marfinenses marcaram três pontos em 2006 e quatro em 2010.

Em um grupo teoricamente mais fraco em 2014, a geração de ouro da Costa do Marfim, com Yaya Toure, Kolo Toure e Didier Drogba poderá ter a última chance de conquistar a tão sonhada passagem para as oitavas de final da Copa.

AFP
Kolo Touré (centro) acredita que a experiência da equipe ajudará a Costa do Marfim na Copa
Para isso, os jogadores desejam manter a evolução conquistada nos últimos anos. “O grupo está mais equilibrado, com três equipes que representam um desafio físico muito difícil, mas quem nós somos capazes de vencer", afirmou Kolo Toure, lembrando de Colômbia, Grécia e Japão.

Kolo não só ressalta o sonho marfinês, mas também afirma que a seleção pode chegar longe no Mundial: "Basta ir mais longe do que já fizemos antes será um triunfo em si mesmo. Mas por que não podemos causar uma surpresa e chegar à final? Nós temos a capacidade de fazer isso", indagou o jogador.

Já pelo lado japonês, uma das preocupações é com o capitão Makoto Hasebe. Hasebe sofreu uma lesão no joelho, mas voltou à tempo da Copa do Mundo.

AFP
Japonês Hasebe ainda não está confirmado para a partida, mas espera jogar
Apesar de não ter disputado os dois amistosos preparatórios da seleção nipônica antes do Mundial, o jogador garante que estará em campo contra a Costa do Marfim.

"Não há nenhum problema, só estou me prevenindo. De qualquer forma, estou pronto para ir. Só depende do treinador”, disse o jogador, que vê pontos fortes e fracos no adversário de sábado: “eles são fortes no ataque, mas por outro lado eles são um pouco frágeis na defesa”, finalizou.

FICHA TÉCNICA
COSTA DO MARFIM X JAPÃO

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE).
Data: 14 de junho de 2014, sábado.
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes:Carlos Astroza (CHI) e Sérgio Roman (CHI)

COSTA DO MARFIM: Boubacar; Aurier, Bamba, K. Touré, Boka; Tioté, Gradel, Kalou e Y. Touré; Gervinho e D. Drogba;
Técnico:Sabri Lamouchi

JAPÃO: Nishikawa; Konno, Okazaki, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Honda, Endo e Uchida; Kagawa e Kakitani.
Técnico: Alberto Zaccheroni

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade