Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Elenco do Flamengo valoriza jogos-treinos durante pausa para a Copa

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Flamengo acertou a realização de um jogo-treino para este domingo, às 10h(de Brasília), contra o Tupi-MG no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ). O duelo vale como preparação para a sequência da temporada, já que o Rubro-Negro precisa reagir no Campeonato Brasileiro, onde aparece apenas na penúltima posição, na zona de rebaixamento, à frente somente do Figueirense. Depois de duas semanas de férias, de uma série de exercícios físicos e de algumas atividades táticas, o elenco comemora a "volta" aos gramados.

"Realmente é muito bom poder participar de uma atividade dessas depois de algumas semanas sem jogos. Temos que aproveitar esse jogo-treino para iniciarmos bem a nossa caminhada para termos um segundo semestre melhor. Pegar um adversário de fora é muito melhor do que um coletivo, pois podemos ter lances de jogo, contato e ensaiar algumas coisas para quando estiver valendo três pontos", disse o lateral esquerdo André Santos.

O goleiro Paulo Victor pensa de maneira parecida. "A possibilidade de um jogo-treino é algo muito importante neste momento da preparação, pois estamos há algumas semanas sem jogar e precisamos saber como estamos, o que precisamos consertar. Além disso, não tenho a menor dúvida de que o Ney Franco vai aproveitar a atividade para corrigir algumas coisas que ele entende que não estão indo bem e que não ficam tão visíveis em coletivos ou em atividades táticas. Enfrentar um adversário de fora é bom porque o ritmo acaba ficando mais semelhante ao de jogo", disse Paulo Victor.

Divulgação/Flamengo
Jogadores do Flamengo defendem importância de jogos-treinos durante pausa no Brasileirão(Foto: Gilvan de Souza)

Nesta sexta-feira pela manhã Ney Franco vai comandar um treino em que deverá definir a formação que vai participar do jogo-treino. O treinador já descartou o aproveitamento do atacante Hernane. O jogador voltou a reclamar das dores no tornozelo direito que o tiraram dos últimos jogos do time antes de o Campeonato Brasileiro entrar em recesso para a disputa da Copa do Mundo. O ano não tem sido muito positivo para ele, uma vez que também sofreu com uma lesão nas costas que o impediu de atuar em parte da Copa Libertadores.

Outro jogador que pode ser preservado é o atacante Alecsandro, que ainda se recupera de lesão no tornozelo direito. O jogador vem participando das atividades com os demais companheiros, mas ainda requer cuidados. Apesar disso, ainda não é considerado vetado.

Além dos jogadores que considera titular, Ney Franco deverá usar parte da atividade para observar alguns atletas que está apostando. Caso do meia Caio, de apenas 18 anos, promovido das categorias de base a pedido do próprio treinador. O treino do Flamengo nesta sexta-feira acontece na parte da manhã, assim como a atividade prevista para sábado.

Fora de campo a diretoria segue trabalhando para tentar anunciar ainda nesta sexta-feira a contratação do volante Héctor Canteros, de 25 anos, que tem os direitos federativos ligados ao Vélez Sarsfield, da Argentina. A chegada do jogador conta com o aval de Ney Franco e vem sendo administrada pelo diretor executivo do departamento de futebol, Felipe Ximenes, que esteve recentemente em Buenos Aires para conversar com o atleta e com dirigentes do clube argentino. Ele deve chegar por empréstimo de um ano.