Futebol/Copa do Mundo - ( )

Em Porto Alegre, Alemanha e Argélia reeditam duelo histórico de Copa

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O único jogo entre Alemanha e Argélia na história das Copas do Mundo acabou com vitória argelina por 2 a 1. Foi em 1982, no Mundial da Espanha. Ainda assim, quem tem motivos para querer vingança não são os alemães, mas sim a seleção africana. A aparente contradição ganha sentido se todo o Grupo B daquela Copa.

A partida entre Alemanha Ocidental e Argélia abriu a chave, e foi o primeiro jogo dos argelinos em uma Copa do Mundo. Depois de um primeiro tempo equilibrado, Madjer abriu o placar para os africanos aos nove minutos da etapa final. O artilheiro Rummenigge empatou aos 22, mas logo na saída de bola a Argélia fez o segundo, com Belloumi, sem que nenhum alemão tocasse na bola. Horas mais tarde, pelo mesmo grupo, a Áustria venceria o Chile por 1 a 0.

Na segunda rodada daquela chave, a Alemanha bateu o Chile por 4 a 1, enquanto a Argélia levou 2 a 0 da Áustria. Na última rodada, os argelinos venceram os chilenos por 3 a 2, mas como os jogos não ocorriam no mesmo horário, uma vitória de 1 a 0 sobre a Áustria classificaria tanto alemães quanto austríacos. Foi exatamente esse o placar da partida em Gijón, com um gol de Hrubesch, logo aos 10 minutos de jogo. A escancarada falta de agressividade das equipes em buscar novos gols nos 15 minutos finais do confronto revoltou os argelinos, que voltaram mais cedo para casa pelo saldo de gols.

AFP
Válido pelas oitavas da Copa, duelo entre Alemanha e Argélia é reedição do confronto de 1982

A vitória da Argélia sobre a Alemanha em 16 de junho de 1982 foi a primeira de uma equipe africana sobre uma europeia na história das Copas. Os argelinos também foram os primeiros africanos a marcarem quatro gols em um jogo de Mundial, nos 4 a 2 sobre a Coreia do Sul, no domingo passado. A partida ocorreu no Beira-Rio, mesmo palco do jogo desta segunda-feira.

A partida desta segunda ocorre às 17h (horário de Brasília). A Alemanha carimbou sua vaga ao derrotar os Estados Unidos por 1 a 0, fechando na liderança do Grupo G. Já a Argélia chegou às oitavas pela primeira vez em sua história ao empatar em 1 a 1 com a Rússia. Caso a Alemanha se classifique, chegará pela 16ª vez seguida entre as oito melhores do mundo. Desde 1954 os alemães chegam sempre ao menos até as quartas de final da Copa. O vencedor do jogo entre Alemanha e Argélia pegará França ou Nigéria nas quartas de final.