Futebol - ( - Atualizado )

Em sua terceira Copa, Grécia termina primeiro jogo sem levar gol

Natal (RN)

O empate por 0 a 0 com o Japão foi o primeiro jogo de Copa do Mundo que a Grécia completou sem levar gol. Em sua terceira participação na principal competição do futebol, a seleção finalmente chegou ao apito final com a meta intacta justamente em uma partida na qual teve um atleta a menos desde o primeiro tempo.

A equipe europeia tinha disputado sete partidas de Mundial. Em 1994, nos Estados Unidos, levou 4 a 0 da Argentina, foi goleada pela Bulgária pelo mesmo placar e fechou sua campanha perdendo por 2 a 0 para a Nigéria. Em 2010, foi superada por 2 a 0 pela Coreia do Sul, venceu a Nigéria por 2 a 1 e voltou a ser derrotada pela Argentina: 2 a 0.

Neste ano, a trajetória no Brasil começou com uma derrota por 3 a 0 para a Colômbia, um início nada animador. A classificação às oitavas de final ainda é possível, e o time grego comemorou ao menos um dos zeros no placar da Arena das Dunas, em Natal, na noite de quinta-feira.

AFP
O técnico português Fernando Santos armou um ferrolho e segurou o Japão mesmo com um a menos
Campeã europeia em 2004 apostando em um sistema muito defensivo, a Grécia voltou a adotar uma retranca forte diante dos japoneses. Mesmo com a expulsão de Katsouranis aos 37 minutos da etapa inicial, a equipe asiática encontrou poucos espaços para criar jogadas.

“Eles montaram uma fortaleza”, resumiu o italiano Alberto Zaccheroni, técnico do Japão. “Tinham um muro de proteção e usaram a força física, somos inferiores nessa parte. Por isso, tivemos dificuldades mesmo no segundo tempo, com um homem a mais.”