Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Ensaio com artilheiro e gol de cobertura não agrada a Felipão

Tossiro Neto Teresópolis (RJ)

A Seleção Brasileira ensaiou pela última vez em Teresópolis antes de viajar a Goiânia, palco da partida de terça-feira, contra o Panamá, e não agradou a Luiz Felipe Scolari. Apesar de o lateral esquerdo Marcelo ter balançado a rede duas vezes e o atacante Hulk ter anotado um belo gol de cobertura, a atividade ficou marcada mais por broncas distribuídas pelo treinador.

"Não gostei nada do treinamento. Estava tudo errado. Muita liberdade, muita condição de contra-ataque, uma série de detalhes que não são o normal de nossa Seleção. Ontem ainda foi passado um vídeo sobre como devemos nos comportar. Naturalmente, eu entendo que ainda não é o momento da cobrança total sobre os jogadores porque estão muito dirigidos na parte física, mas o posicionamento tem que ser correto sempre, independente de quem jogar", disse Felipão, em entrevista à TV Globo, logo depois do treino.

Sem o volante Paulinho, que acusou dores no tornozelo esquerdo e nem viajará, a equipe iniciou o trabalho com Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. No intervalo, três mudanças foram feitas: Daniel Alves, Oscar e Hulk deram lugar, respectivamente, a Maicon, Ramires e Bernard.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Lateral esquerdo Marcelo foi um dos destaques ofensivos do treino coletivo, tendo anotado dois gols
Depois de ter feito três gols na primeira metade do trabalho (dois de Marcelo e um de Neymar, em cobrança de falta), o time titular quase sofreu o empate. Hulk, após ótimo lançamento de Willian para a meia esquerda, encobriu o goleiro Júlio César. Mais tarde, o próprio Willian marcou em um forte chute rasteiro, pelo lado direito da área. As jogadas do time reserva incomodaram Felipão.

"Vamos receber os adversários na nossa área. Eles vão estar expostos no três contra dois e muitas vezes algumas equipes deixam uma marcação individual, e se nosso goleiro tem uma reposição rápida, aproveitando um cruzamento veloz de posicionamento entre dois jogadores se pode chegar lá na frente. Tanto que no final do treinamento, quem fez isso foi o time reserva. Eu não gosto desse tipo de coisa. Se eu estou treinando os titulares e peço para fazer algo, eles tem que saber que pode acontecer dessa forma com eles também", explicou.

Hernanes não foi garantido como titular por Felipão, que gostou da atuação de Willian. "É uma boa e grande dor de cabeça, principalmente quando ele se movimenta como meia. Tem treinado muito bem também. Ele busca, organiza, sabe trabalhar a bola, joga curto. É um jogador que deve receber boas oportunidades", avisou.

Além de Paulinho, dois jogadores estão fora da partida de terça-feira. O zagueiro Thiago Silva e o meia Fernandinho serão poupados do amistoso para fazerem trabalho de reforço muscular sob orientação da preparação física.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade