Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Espanha será definida por Del Bosque em treinamento fechado

Do correspondente Luiz Felipe Fagundes Curitiba (PR)

A definição da Espanha para a verdadeira decisão diante do Chile, quarta-feira, no Rio de Janeiro, será feita a portas fechadas, nesta segunda-feira, no CT do Caju, em Curitiba. Os onze responsáveis pela sequência ou não da Fúria na Copa do Mundo, no entanto, já estão sob observação do técnico Vivente Del Bosque.

Na coletiva de treinador e jogadores após a queda diante da Holanda, em Salvador, a sinalização por mudança ficou clara. A imprensa espanhola também não parece disposta a aceitar a continuidade do mesmo esquema, baseado na posse de bola, o tiki-taka, e de parte dos titulares da imprensa, e pressiona.

No último treino aberto, no final de tarde deste domingo, dois times foram separados para trabalhos táticos em campo reduzido. Como de praxe, parte da estrutura é mantida, com algumas modificações em quase todos os setores, mas que pode dar uma ideia do que vem por aí.

Apesar da péssima atuação, Casillas deve seguir prestigiado, assim como a dupla de zaga com Piqué e Sergio Ramos. O primeiro a ser colocado em dúvida é Azpilicueta, que pode abrir espaço para a entrada de Juanfran. Experiente e um dos nomes fortes da Fúria, Xabi Alonso é outro que está a perigo. Koke, que fez a movimentação no time sem colete, seria o mais indicado para aumentar a mobilidade do meio-campo abrindo mão de um volante de contenção.

AFP
Vicente Del Bosque sinalizou mudanças na Fúria. A troca de Xabi Alonso por Koke pode ser uma delas

Na frente, as dúvidas são ainda maiores. Com a pressão por fazer gols e aumentar o saldo, o setor passou a ser ainda mais vital para os objetivos espanhóis. Diego Costa, por exemplo, parece ter sentido a rejeição da torcida brasileira em Salvador, algo que deve se agravar no Rio, e já não é visto como opção mais segura. Fernando Torres, que entrou diante da Laranja, encabeça a lista, mas Villa e, especialmente, Fábregas, buscam espaço. Outro que quer um lugar neste time é Pedro, que já é apontado por muitos como candidato a salvador da pátria. Neste caso, é David Silva que sairia.

A Espanha dará outra entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, antes do treino secreto. Na sequência, viaja para o Rio de Janeiro. Na terça-feira, véspera da partida, fará o reconhecimento do Estádio do Maracanã.

De Gea pode ser cortado – A surpresa no treino deste domingo foi a ausência do goleiro De Gea. Reserva, o jogador chegou a ser mencionado pela imprensa após a atuação de Casillas na derrota para a Holanda, mas agora vive o drama de poder ser cortado. Com dores musculares, o arqueiro passará com um tratamento intensivo e será reavaliado pelo departamento médico espanhol. As primeiras informações dão conta de pelo menos dez dias afastado.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade