Futebol Internacional/Bastidores - ( - Atualizado )

Faixa recordando episódio das Malvinas pode render punição à Argentina

Buenos Aires (Argentina)

No amistoso diante da Eslovênia, disputado em La Plata-ARG, a seleção de Alejandro Sabella trouxe a campo uma faixa com os dizeres: “As Malvinas são argentinas”, recordando a disputa da posse insular com a Inglaterra. Porém, a investida política pode render uma punição aos albicelestes, já que a Fifa noticiou a abertura de um processo disciplinar.

De acordo com a entidade que rege o futebol mundial, a Argentina descumpriu o Artigo 60 do Regulamento de Estádios da Fifa e do Regulamento de Segurança – que trata da prevenção de ações provocativas e agressivas –, bem como o Artigo 62 do Código Disciplinar (que atesta a má conduta de uma seleção).

A Fifa ainda ressaltou que a Associação Argentina de Futebol (AFA) foi convidada a enviar uma posição, junto à Comissão Disciplinar, com as provas documentais adequadas para sua defesa.

AFP
A Argentina venceu o amistoso por 2 a 0, mas pode ser punida pela exposição da polêmica faixa

Relembre o caso – A Argentina tomou posse das Ilhas Malvinas em 1982, mas perdeu o controle do arquipélago para a Inglaterra, no mesmo ano. Desde o fatídico episódio – que culminou em guerra – os sul-americanos reivindicam a posse do território para os órgãos mundiais, como a ONU. Porém, o impasse acerca do domínio insular continua inalterado.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade