Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Fernanda Lima comanda abertura do 64º Congresso da FIFA em São Paulo

São Paulo (SP)

Depois de conquistar a comitiva da Fifa no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2014, Fernanda Lima foi mais uma vez a responsável por comandar uma cerimônia da entidade máxima do futebol mundial nesta terça-feira, em São Paulo: o 64º Congresso, evento que conta com a participação de representantes das 209 federações associadas.

Após uma conferência na quinta-feira, a Fifa escolheu permanecer na cidade que receberá a abertura da Copa do Mundo para realizar o seu Congresso. No evento, a entidade pretende discutir questões importantes para o futebol mundial, como, por exemplo, possíveis mudanças relacionadas à conduta dos times nos registros de jogadores.

Aberto nesta terça-feira, o Congresso segue a sua programação ao longo desta quarta, quando outras questões delicadas devem ser abordadas. De acordo com a fala de Joseph Blatter, presidente da entidade máxima do futebol, antes do evento, a Fifa pretende discutir as denúncias de corrupção envolvendo a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022.

AFP
Ao lado de Joseph Blatter, a brasileira Fernanda Lima comandou a abertura do 64º Congresso da Fifaa
Joseph Blatter também aproveitou a cerimônia de abertura para homenagear membros das confederações associadas à entidade. Desta forma, o mandatário esteve no palco com representantes de América Central e do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Oceania, valorizando o trabalho feito para promover o futebol no mundo.

AFP
Just Fontaine é abraçado por Platini: artilheiro da Copa de 58 recebeu a “chuteira de platina”

O maior homenageado da noite, no entanto, foi Just Fontaine. O atacante francês tem o maior número de gols em uma única edição da Copa do Mundo, em 1958, quando balançou as redes 13 vezes. O reconhecimento do ex-jogador veio nesta terça, quando recebeu o simbólico prêmio de “chuteira de platina” da Fifa.

Além das homenagens, a cerimônia teve apresentações artísticas com o cantor palestino Mohammed Assaf, o pianista brasileiro Nelson Ayres e a cantora brasileira Maria Rita. Aldo Rebelo, ministro do Esporte, também esteve presente e fez um rápido discurso, no qual voltou a reforçar que o país está preparado para receber a Copa. O ex-atacante Ronaldo foi outra presença ilustre e teve a responsabilidade de levar a taça ao palco do evento.

Para apresentar um pouco mais do país sede da Copa do Mundo às outras federações, a organização elaborou um vídeo com os principais pontos turísticos do Brasil, destacando principalmente as belezas naturais. Ao longo das apresentações artísticas também foram destacados gênero musicais típicos, como, frevo e forró.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade