Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Fernando Santos rotula classificação grega como "momento histórico"

Fortaleza (CE)

Após o triunfo sobre a Costa do Marfim por 2 a 1, o técnico da Grécia, o português Fernando Santos, afirmou que a classificação às oitavas de final pela primeira vez na história do país é um “momento histórico”. A nação europeia só avançou de fase após um gol de pênalti de Georgios Samaras aos 47 minutos do segundo tempo.

“Estava convencido de que os jogadores podiam conseguir este feito e, agora, podemos festejar esta grande vitória, pois é um momento histórico”, afirmou o técnico Fernando Santos, que agregou sobre a classificação: “É uma grande fonte de alegria para o povo grego”.

Sobre o jogo, Fernando Santos explicou que o esquema posto em campo deu certo. “Aplicamos a nossa estratégia, que resultou, pois marcamos dois gols e ainda tivemos mais duas ou três grandes oportunidades. A equipe jogou em um bom nível. Mostramos as nossas capacidades e penso que a vitória é justa”, analisou.

De olho no próximo adversário, os costarriquenhos, o português afirma que existe respeito por eles terem vencido a chave contendo Uruguai, Itália e Inglaterra. “Temos tempo para pensar no jogo com a Costa Rica. Vamos voltar ao trabalho, refletir e estuda-los. É preciso ter atenção que eles foram os primeiros no ‘grupo da morte’. Não podemos subestima-los”, concluiu.

A classificação grega às oitavas de final da Copa do Mundo é inédita. Nas outras duas participações em Mundiais, em 1994 e 2010, a Grécia não havia passado da fase de grupos.

AFP
Fernando Santos considera a classificação grega como um "momento histórico" (Foto:ARIS MESSINIS)