Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

França é a que mais finalizou; Colômbia tem a defesa mais efetiva

Rio de Janeiro (RJ)

Encerrada a disputa de duas rodadas da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, a Fifa, por meio de estatísticas próprias, indicou que a seleção francesa foi o time com o maior número de finalizações. Já a Colômbia terminou com a defesa mais efetiva.

Ao todo, a França anotou oito gols na competição em duas vitórias – 3 a 0 sobre Honduras e 5 a 2 sobre a Suíça. Empatada com a Holanda no número de gols marcados, os Bleus tiveram maior número de finalizações.

Foram 42 chutes a gol arriscados pelos franceses nos dois jogos, média muito acima do restante das equipes, contabilizada em 26 tentativas. Do total, 16 erraram o alvo, incluindo ainda bolas na trave, dez foram salvas pelos goleiros e nove foram bloqueadas por algum defensor e sete acertaram o alvo. A soma não inclui o gol de pênalti anotado por Benzema na primeira partida.

AFP
Ataque francês, liderado por Karim Benzema, é o mais acionado da Copa até a segunda rodada

Na defesa, México e Nigéria se mantiveram como as únicas seleções que não foram vazadas na Copa até então. Entretanto, nenhuma dessas defesas foi tão acionada quanto, a da Colômbia, que, apesar disso, sofreu um gol diante da Costa do Marfim.

Para o cálculo, a Fifa levou em conta o desempenho geral do sistema defensivo. Foram ao todo 49 roubos de bola contabilizados para a seleção colombiana, que ainda bloqueou nove finalizações de adversários. O goleiro Ospina fez nove defesas, três a menos que o bósnio Begovic, líder no quesito, com 12 defesas.