Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Garantida nas oitavas, Bélgica deve poupar titulares contra Coreia

Mogi das Cruzes (SP)

Apesar de ainda não ter convencido com as atuações no Mundial, a seleção belga está classificada para as oitavas de final com uma rodada de antecedência, após doze anos sem disputar uma Copa do Mundo. Com a vaga garantida, a Bélgica só cumpre tabela diante da Coreia do Sul, na quinta-feira, às 17 horas (de Brasília), em São Paulo, e o técnico Marc Wilmots já afirmou que deverá poupar ao menos dois jogadores titulares.

O lateral-direito Toby Alderweireld e o volante Alex Witsel não entrarão em campo na Arena Corinthians, pois estão pendurados com cartão amarelo. Outro atleta que também está amarelado é o zagueiro Jan Vertonghen, que atua como lateral-esquerdo. Porém, sua escalação depende das condições físicas do zagueiro Thomas Vermaelen, que teve lesão no tendão da coxa esquerda confirmada após a partida contra a Rússia, no Maracanã.

Wilmots preferiu poupar atletas diante dos sul-coreanos para garantir que, principalmente Alex Witsel, uma espécie de líder da equipe, esteja presente na partida válida pelas oitavas de final, que ainda não tem adversário definido. É importante lembrar que, segundo orientações da FIFA, os cartões amarelos só serão zerados para a fase de quartas de final do Mundial.

Nesta segunda-feira, a delegação realizou uma atividade com bola em campo reduzido e após o treinamento, os atletas tiveram um momento de lazer andando de bicicleta nas imediações do hotel. Apesar da expectativa, o foco é terminar bem a fase de grupos contra a Coreia do Sul antes de pensar nas oitavas de final, mesma fase em que Wilmots foi eliminado em 2002, na última participação belga em Copas, diante da Seleção Brasileira que se sagrou pentacampeã mundial.

AFP
Espécie de líder do grupo, Witsel (E) será poupado em virtude de ter um cartão amarelo (Foto:Martin Bureau/AFP)