Futebol/Cppa 2014 - ( - Atualizado )

Holanda celebra segunda maior vitória; Espanha tem segunda pior derrota

Salvador (BA)

O feito da Holanda, que massacrou o atual campeão na estreia da Copa do Mundo de maneira inédita, vai além dos números. Unicamente no campo matemático, no entanto, o resultado está entre os maiores da seleção laranja, assim como a derrota por 5 a 1 na Fonte Nova está entre as piores da Espanha.

Os holandeses nunca conseguiram uma goleada mais elástica do que os 5 a 0 aplicados na Coreia do Sul, ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 1998. O triunfo no Mundial do Brasil, na Fonte Nova, é o segundo mais expressivo – repita-se, em termos estatísticos – da equipe hoje dirigida por Louis van Gaal.

A proporção é a mesma do outro lado. Os espanhóis já haviam sido humilhados em território brasileiro, levando 6 a 1 dos donos da casa no quadrangular final e ouvindo “Touradas em Madri” no Maracanã, em 1950. A derrota para a Holanda foi a segunda maior dos campeões de 2010.

Edson Ruiz/Gazeta Press
Blind teve participação importante na segunda maior goleada da Holanda em Mundiais
Não foi um massacre desde o princípio, com a Espanha saindo na frente, em pênalti duvidoso. A Holanda empatou no finalzinho do primeiro tempo, aos 43, um minuto depois de o goleiro Cillessen frustrar uma conclusão cara a cara de David Silva. A etapa final foi toda laranja.

Já nos acréscimos, o técnico Vicente del Bosque começou a consolar seus jogadores, começando pelos que estavam no banco, lembrando que a campanha do título de 2010 também começou com derrota, para a Suíça. Os holandeses, que perderam para a Espanha a decisão da última Copa, pregaram pés no chão.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade