Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Melhor ataque da Copa, Holanda tenta furar defesa menos vazada do México

Fortaleza (CE)

Holanda e México se enfrentam neste domingo, às 13 horas (de Brasília), no Estádio Castelão, em Fortaleza, em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O confronto será um tanto quanto peculiar, já que reúne o melhor ataque do Mundial e a defesa menos vazada até o momento.

Com 10 gols na fase de grupos, a Laranja Mecânica tem o ataque mais poderoso da Copa do Mundo. No jogo da estreia da competição no Brasil, a Holanda entrou em confronto com a Espanha, atual campeã do mundo, e aplicou uma goleada por 5 a 1. Logo depois, venceu a Austrália por 3 a 2 e terminou a primeira etapa com uma vitória por 2 a 0 sobre o Chile.

Para o duelo contra os mexicanos, que apresentaram a melhor defesa do Mundial, os holandeses contam com Arjen Robben e Robin Van Persie. Além disso, o elenco de Louis Van Gal também aposta, principalmente, na força do elenco completo.

“Muitas pessoas estão acostumadas a olhar apenas o nome dos jogadores e não para a equipe como um todo. Muitos países têm jogadores mais famosos que os nossos, talvez melhores, mas esse é um esporte coletivo, e muitos se esquecem disso. Estamos jogando bem, e juntos”, afirmou o meio-campo Georgino Wijnaldum ao site oficial da Fifa.

AFP
O México conta com a força de Chicharito enquanto a Holanda tem o poder ofensivo de Robben
Por outro lado, o México, com apenas um gol sofrido na fase de grupos, pretende utilizar a força defensiva para deter o ataque da Laranja Mecânica. Para isso, os jogadores comandados pelo técnico Miguel Herrera não focarão apenas em um ou dois jogadores adversários, mas sim no time inteiro.

“Não temos de nos importar com um só jogador. É um time. São jogadores conhecidos, bons e de qualidade. Vamos fazer de tudo, temos confiança no que estamos fazendo individualmente e coletivamente. Vamos jogar para ganhar”, disse o goleiro Guillermo Ochoa, que executou belas defesas no duelo contra o Brasil.

Antes de embarcar para Fortaleza, o México fez um treino secreto. Apesar disso, o comandante do El Tricolortem uma certeza: não poderá contar com o meio-campo José Vázquez, que foi advertido com três cartões amarelos e, por esse motivo, terá que cumprir suspensão automática. Herrera deverá optar por Salcido para suprir essa baixa.

De acordo com o regulamento da Copa do Mundo, determinado pela Fifa, a partida das oitavas de final será disputada em apenas um jogo, no qual o vencedor avançará às quartas de final, enquanto o perdedor se despedirá do Mundial. Em caso de empate nos 90 minutos, o jogo irá para a prorrogação. Se a igualdade persistir, a decisão irá para as cobranças de penalidades máximas.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA X MÉXICO

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Data: 29 de junho de 2014, domingo
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda e José Trigo (ambos de Portugal)

HOLANDA: Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar e Blind; De Jong, Wijnaldum e Sneijder (Fer); Robben, Lens e Kuyt.
Técnico:Louis Van Gal

MÉXICO: Ochoa; Maza Rodríguez, Rafa Márquez e Héctor Moreno; Aguilar, Salcido, Herrera, Guardado e Layún; Giovani dos Santos (Chicharito) e Peralta.
Técnico:Miguel Herrera