Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Mordida de Suárez vira piada até para uruguaios no Maracanã

Tossiro Neto, enviado especial Rio de Janeiro (SP)

Sem outra saída, muitos uruguaios levaram na brincadeira a suspensão de seu principal jogador, Luis Suárez. Antes da partida contra a Colômbia (marcada para 17 horas deste sábado, no Maracanã), a primeira sem o atacante, os torcedores tornaram motivo de piada a mordida no zagueiro italiano Chiellini.

Além daqueles que pintaram o nome de Suárez pelo corpo ou imprimiram fotografia ampliada de seu rosto, um uruguaio levou uma dentadura postiça para brincar com colombianos - ou colombianas, como se via. Os adversários não deixaram por menos, criando canções e cartazes divertidos para ironizar a mordida do atacante.

O clima entre os rivais sul-americanos no entorno do Maracanã, entretanto, foi apenas festivo, limitando-se a provocações tradicionais vigiadas de perto por policiais militares e guardas civis. A maioria deles se abraçava e ria, em rodas regadas à muita cerveja - cuja venda é proibida no raio de um quilômetro do estádio apenas duas horas antes e duas horas depois do jogo.

Tossiro Neto/Gazeta Press
Torcedor levou dentadura postiça de vampiro para brincar com torcedores adversários no entorno do Maracanã
Por ter mordido o ombro de Chiellini, na última partida da primeira fase, Suárez foi punido pela Fifa com nove partidas de suspensão e impedido de defender o Liverpool ou qualquer outra equipe, durante quatro meses, período em que também não poderá nem sequer entrar em estádios de futebol. Além disso, terá que pagar multa de R$ 247 mil.

Na sexta-feira, véspera das oitavas de final, tanto o goleiro quanto o técnico colombianos (David Ospina e José Perkerman, respectivamente), minimizaram a ausência do atacante. Para ambos, o Uruguai seria um oponente complicado independentemente de quem estivesse em campo.