Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Morre Oberdan Cattani, ex-goleiro do Palestra Itália e do Palmeiras

São Paulo (SP)

No fim da noite desta sexta-feira, faleceu o último jogador que estava vivo e atuou pelo Palestra Itália. Aos 95 anos, faleceu às 23h25 (de Brasília) Oberdan Cattani, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras e que ganhará um busto no clube.

O ex-goleiro estava internado havia dez dias e, de acordo com o site oficial do Palmeiras, faleceu por causa de uma infecção pulmonar. Oberdan completou 95 anos de idade no último dia 12. O velório se iniciou na manhã deste sábado e será realizado até às 16 horas (de Brasília), no Ginásio Palestra Itália. O enterro está marcado para às 17 horas (de Brasília), no Cemitério São Paulo, no bairro de Pinheiros.

Os problemas de saúde envolvendo Oberdan eram tão sérios que a família pediu ao Palmeiras que adiasse a inauguração de seu busto, prevista inicialmente para novembro. O clube já prestou homenagens ao ex-goleiro em seu site oficial.

Oberdan sofria com problema cardíacos desde o ano passado, mas conseguiu ver no cinema, em lançamento de filme sobre o estádio Palestra Itália, inéditas imagens suas enquanto ainda era jogador.

O ex-goleiro foi titular na vitória sobre o São Paulo que ficou conhecida como Arrancada Heróica, que garantiu o título paulista de 1942 ao Palmeiras, que tinha acabado de receber o nome após deixar de ser Palestra Itália por conta de pressão durante a Segunda Guerra Mundial.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Ex-goleiro completou 95 anos no último dia 12 e era o último jogador vivo a ter atuado pelo Palestra Itália
Goleiro do clube entre 1941 e 1954, Oberdan ganhará um busto que será inaugurado depois da conclusão da reforma do estádio Palestra Itália. Pela equipe, o goleiro conquistou a Copa Rio, considerada um Mundial de Clubes, em 1951, os Campeonatos Paulistas de 1942, 1944, 1947 e 1950 e o Torneio Rio-São Paulo de 1951.

Foi titular do jogo conhecido como Arrancada Heroica, quando o clube atuou pela primeira vez como Palmeiras – deixou de ser Palestra Itália devido à pressão contra instituições com nomes italianos na Segunda Guerra Mundial –, em setembro de 1942, e foi campeão paulista derrotando o São Paulo por 3 a 1 no Pacaembu.

COF do Palmeiras aprova busto de Oberdan Cattani por unanimidade