Futebol Internacional/Copa 2014 - ( )

Neymar, C.Ronaldo e Messi encabeçam favoritismo por posto de craque

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Assim como em todas as Copas do Mundo, a de 2014 vai apresentar uma galeria de grandes jogadores, candidatos a craques da competição. Antes da bola rolar é complicado apontar algum jogador que possa ser favorito absoluto a este rótulo, já que o sucesso deles passa bastante pelos triunfos de sua respectiva seleção. Certo neste momento é garantir apenas que alguns nomes, antes cotados para o honroso posto, não conseguirão tal façanha. Caso do meia francês Franck Ribéry e o atacante Falcao García, da Colômbia, cortados por conta de lesão.

A Seleção Brasileira aposta todas as suas fichas em Neymar. O garoto de Mogi das Cruzes-SP, que ganhou o mundo com dribles mágicos e jogadas marcantes, ainda engatinha no Barcelona. Porém, se confirmar a expectativa dos brasileiros e se tornar o grande nome do Mundial, verá seu status ampliar consideravelmente até mesmo no futebol europeu.

“Se a Seleção Brasileira chegar na final da Copa do Mundo com o Neymar jogando bem, acredito que ele vai conseguir ser a principal estrela do Mundial. O Brasil cresceu muito depois daquela Copa das Confederações e o garoto tem jogado muito bem com a camisa amarelinha. Podemos confiar nele sim”, afirmou Ronaldo, o maior artilheiro da história dos Mundiais.

AFP
"Podemos confiar nele", destacou o"fenômeno" Ronaldo quando questionado sobre o poderio de Neymar

Mas se Neymar carrega as esperanças brasileiras, o resto do mundo caminha para uma velha discussão: Messi ou Cristiano Ronaldo? Os dois polarizaram as últimas disputas de melhor jogador do mundo. Dessa vez o argentino chega um pouco melhor fisicamente, já que o português vem lutando contra lesão no joelho esquerdo. Porém, o momento de CR-7, campeão da Liga dos Campeões da Europa e Melhor do Mundo na atualidade é mais animador.

AFP
Messi espera fazer em domínio rival a melhor Copa da carreira, após uma boa Eliminatória pela Argentina

“O Neymar ainda é muito jovem e vai para a sua primeira Copa do Mundo com muita responsabilidade. A torcida realmente é para que ele arrebente, mas o Messi chega pensando em fazer dessa a sua grande Copa do Mundo. Ainda tem o Cristiano Ronaldo, que está um pouco atrás por conta da lesão. Sei que isso em Copa atrapalha, porém, a disputa está em aberto”, analisou Zico.

Na maioria das opiniões envolvendo personalidades da Copa do Mundo, as apostas realmente giram em torno de Neymar, Cristiano Ronaldo ou Messi. O português talvez leve um pouco de desvantagem pois vai defender o time mais fraco entre os três concorrentes.

“Acho que pesa realmente o fato de se chegar a uma final. Porém, o Cristiano Ronaldo tem bola para superar até isso se estiver em condições de jogar bem “, disse o meia Zinedine Zidane.

AFP
Zidane aposta em Cristiano Ronaldo para quebrar o mau retrospecto português: "Tem bola para isso"

OUTROS POSTULANTES A BRILHAR

O fato de Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi dividirem as preferências, não significa que outros jogadores não estejam cotados para se tornar a estrela do Mundial. Assim como o português, alguns destaques lutam contra lesões, como o atacante uruguaio Luis Suárez, considerado o melhor jogador do último Campeonato Inglês com a camisa do Liverpool.

Já a seleção da Espanha, atual campeã do mundo, aposta em Andres Iniesta, autor do gol do título de 2010 diante da Holanda. O jogador, porém parece apenas fazer parte de uma engrenagem que já deu mais certo em torneios anteriores.

“O Iniesta entra em desvantagem em uma disputa pelo craque porque a Espanha aposta no conjunto. Não joga em função de um ou outro jogador. Na última Copa a Espanha foi campeã, mas o melhor jogador do torneio foi o Diego Forlán, do Uruguai”, analisou o técnico italiano Marcello Lippi, atualmente no futebol chinês e que levou a Itália ao título mundial de 2006.

Por falar na Itália, a Azzurra chega com dois candidatos. O maestro Andrea Pirlo, campeão em 2006, chega para seu último Mundial disposto a fazer história, enquanto que o atacante Mario Balotelli quer ganhar por meio de um estilo que junta velocidade e força. Dois candidatos a craque também ditam o ritmo da Alemanha, o jovem Mario Götze e o experiente Bastian Schweinsteiger.

Dentre os candidatos a craque que correm por fora existem alguns jogadores mais experientes, como o artilheiro inglês Wayne Rooney e o holandês Arjen Robben, um dos carrascos do Brasil em 2010.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade