Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Para terminar 1ª fase no topo, Argentina encara Nigéria no Beira-Rio

Porto Alegre (RS)

O Beira-Rio será palco do terceiro compromisso da Argentina na Copa do Mundo. Nesta terça-feira, os Hermanos encaram a Nigéria, às 13 horas (de Brasília), na briga para terminarem a primeira fase na liderança do Grupo F. Com seis pontos conquistados até aqui, os argentinos precisam de apenas um empate para ficar no topo. Enquanto isso, os nigerianos podem jogar pelo placar igual para chegar às oitavas, mas aí terão que torcer por um tropeço do Irã frente a Bósnia-Herzegovina.

Consciente, o técnico da Argentina, Alejandro Sabella, sabe que as duas primeiras apresentações de sua seleção deixaram a deseja, muito embora tenha resultado em 100% até aqui. O comandante acredita que as coisas melhorarão a cada jogo e não deixa que as críticas abatam seus jogadores. Para o confronto desta terça-feira, Sabella confirmou que manterá o esquema com quatro defensores, três homens de meio e três avançados. Assim, o volante Fernando Gago é praticamente presença certa entre os 11 iniciais.

“É necessário melhor, mas não me preocupam as críticas. O único que me preocupa é seguir na disputa da Copa do Mundo. Ganhamos dois jogos e classificamos. É preciso olhar para essas duas coisas na análise. Não apenas o ruim. Os problemas, às vezes, tornam-se públicos. Outra não. Tenho confiança porque os jogadores dão 100% a cada treino”, disse.

AFP
Ao lado de Kun Aguero e Lionel Messi, Gonzalo Higuaín formará o trio de atque da Argentina

Se Gago parece ter realmente retomado seu posto de titular, o lateral-esquerdo Marcos Rojo, pendurado, pode ir parar no banco de reservas. Temendo uma suspensão, Sabella poderá efetivar o zagueiro José Basanta, que defende o Monterrey-MEX, no setor.

Com 27 anos recém-feitos, o craque Lionel Messi sabe da responsabilidade que carrega por ser o melhor jogador da equipe e não parece receoso quanto a isso. Questionado sobre o presente que gostaria ganhar em seu aniversário, o atacante não titubeou: “A Copa do Mundo”. “El Pulga”, como é conhecido na Argentina, já balançou as redes duas vezes nesse Mundial.

Do outro lado, os nigerianos garantem que não irão se contentar com um empate e estão de olho na liderança do grupo. O técnico Stephen Keshi garante que, embora o resultado seja bom para ambos os lados, a liderança daria mais moral aos seus comandados, o que pode fazer a diferença no mata-mata. “Estamos prontos para jogar futebol e é isso que vamos fazer”, garante.

AFP
De olho no topo: Nigéria garante que vai lutar pelo primeiro lugar do grupo e, para isso, precisa vencer a Argentina

FICHA TÉCNICA
NIGÉRIA X ARGENTINA

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli, da Itália
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani, ambos da Itália

NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Omeruo, Yobo e Oshanwa; Onazi, Obi Mikel, Babatunde, Musa; Emenike
Técnico: Stephen Keshi

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, Federico Fernández e José Basanta; Mascherano, Gago, Di María; Aguero, Messi e Higuaín
Técnico: Alejandro Sabella