Futebol/Bastidores - ( )

Pelé trata futebol como grande unificador: "A maior família do mundo"

Arthur Carvalho São Paulo (SP)

Na manhã desta segunda-feira, o lançamento do Índice para Uma Vida Melhor contou com a presença ilustre do melhor jogador de todos os tempos: Pelé. Desenvolvido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o índice tem objetivo de classificar a qualidade de vida nos países. No evento realizado na cidade de São Paulo, o Rei do futebol se mostrou solícito ao abordar o tema debatido do ponto de vista esportivo.

Ainda no começo da explicação de alguns gráficos interativos, Pelé interrompeu gentilmente o interlocutor para perguntar ao ministro Aldo Rebelo, que estava sentado ao seu lado: “você está entendendo? Porque os movimentos das palavras ali... não sei se todos estão acompanhando. Está dando para entender bem?”, perguntou preocupado à plateia antes de receber resposta afirmativa.

Assim que compreendeu o assunto por completo, o Rei do futebol diminuiu a má colocação do País no índice ao lembrar que a dimensão do território é fator importante na comparação do desenvolvimento. “Não sou professor disso, mas quando a gente compara um país da Europa com o Brasil, com respeito à saúde ou qualquer tema, não podemos esquecer que o Brasil é cinco vezes maior que a Suíça”, mensurou, citando o líder do índice feito pela OCDE. “É bom levar esse aspecto em consideração também”.

Na sequência, o Rei revelou ainda a responsabilidade que sente ao tratar do desenvolvimento social, ressaltando que suas palavras são exemplo para muitos fãs. “O esporte que Deus me botou para praticar é o esporte que hoje põe as pessoas mais juntas no mundo. A maior família do mundo é o futebol”, exaltou. “Tenho certeza de que já são três gerações, desde que comecei a jogar futebol aos 17 anos, que estão me acompanhando. Então eu não posso errar, não posso me enganar. Tenho sempre que tentar passar uma boa mensagem”, finalizou Pelé.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Mesmo não sendo especialista no tema, Pelé fez boas observações no lançamento do índice de desenvolvimento

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade