Futebol/Mercado - ( )

Possível valorização faz Flu esperar por Fred para definir atacantes

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Fluminense ainda não definiu a lista de atacantes que estará à disposição do técnico Cristóvão Borges para a sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Isso porque o clube aguarda o retorno de Fred, que está servindo à Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de 2014. Antes de o Mundial começar o nome do jogador começou a ser especulado em vários clubes do futebol italiano, como Roma, Lazio e Internazionale. O desempenho do jogador com a camisa canarinho pode ser determinante para uma despedida das Laranjeiras.

Fred foi muito criticado na vitória de 3 a 1 sobre a Croácia, mesmo tendo sofrido o pênalti que originou o segundo gol brasileiro, e no empate sem gols com o México. Porém, ganhou elogios na goleada de 4 a 1 sobre o Camarões, quando marcou o terceiro gol do Brasil. O desempenho do jogador a partir da fase de mata-mata é motivo de ansiedade entre os dirigentes do Tricolor.

Dependendo do que acontecer com Fred, o Fluminense vai decidir a vida de outros atacantes do elenco. Rafael Sobis e Walter são nomes certos para o segundo semestre e o segundo assumiria a condição de titular no caso da negociação do artilheiro da Seleção Brasileira. Michael, que é outra opção para o treinador, pode ser negociado com o Criciúma, que solicitou o empréstimo até o fim do ano. O Tricolor só vai liberar o jogador se Fred permanecer.

Além disso, a saída de Fred pode fazer o Fluminense solicitar o retorno do atacante Samuel, emprestado ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. O jogador está cedido ao clube norte-americano até o fim do ano, mas uma cláusula prevê a sua volta antes do período caso este seja o desejo dos brasileiros. Samuel é visto com bons olhos por Cristóvão.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Caso consiga melhorar seu desempenho na Seleção, Fred pode deixar Fluminense rumo à Europa

Outra situação que pode facilitar a saída de Michael e até mesmo de Fred seria o sucesso do Fluminense na negociação para contratar Wellington Nem, que tem os direitos federativos ligados ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador já aceiotu voltar ao Tricolor, mas o clube ucraniano ainda não respondeu a proposta dos brasileiros, que ofereceram receber o atacante por empréstimo até dezembro, pagando apenas os salários. Wellington Nem está na Ucrânia, atendendo a pedido dos dirigentes do clube europeu, revoltados com alguns estrangeiros que procuraram a Fifa pedindo a liberação para defenderem outros clubes por conta dos problemas políticos na Ucrânia.

Independentemente do que acontecer com Fred o clube já decidiu que não ficar com o atacante argentino Martinuccio. O jogador, que estava emprestado ao Cruzeiro, será cedido por empréstimo ao Coritiba. O acerto entre as partes está muito bem adiantada e o desfecho deverá acontecer no mais tardar nesta sexta-feira. O atleta tem um salário considerado alto para ser apenas uma opção no banco de reservas. A diretoria vem reduzindo a folha para evitar que o pagamento dos jogadores volte a sofrer atrasos.

Dentro de campo o elenco vai ficar treinando em Macaé até o fim de semana. No domingo o grupo retorna ao Rio de Janeiro para um período de treinos na capital carioca. Atendendo a um pedido de Cristóvão Borges, a diretoria procura adversários para a realização de um amistoso no meio da próxima semana. O Fluminense volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no dia 16 de julho, quando visita o Criciúma, em Santa Catarina.