Futebol/Copa do Mundo 2014 - ( - Atualizado )

Precavido, Equador tenta repetir boa campanha de 2006

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

A seleção equatoriana entra na Copa do Mundo de 2014 disposta a, pelo menos, repetir sua melhor campanha na história do maior torneio do futebol mundial. Em suas duas participações anteriores, o máximo que os equatorianos atingiram foi a fase de oitavas de final, na Alemanha, em 2006. Em 2002, acabou eliminado ainda na etapa inicial da competição.

Há oito anos, a seleção tricolor estreou surpreendendo a Polônia com uma vitória por 2 a 0. A seguir, fez 3 a 0 na Costa Rica e garantiu a classificação para as oitavas por antecipação. Bastava um empate para conquistar a liderança do grupo, mas diante da anfitriã Alemanha veio uma derrota por 3 a 0. Assim, a equipe pegou a Inglaterra nas oitavas. Endureceu o jogo, mas perdeu por 1 a 0, gol de falta de Beckham.

AFP
Além da Suíça, Equador enfrenta França e Honduras na primeira fase da Copa (foto: Rodrigo Buendia)
Para tanto, o duelo inicial, neste domingo, diante da Suíça, é considerado fundamental nas pretensões equatorianas de passar de fase. “A Suíça é uma grande adversária, uma seleção muito experiente e de boa trajetória. Precisamos ter muito cuidado com eles”, alerta o técnico Reinaldo Rueda.

Nesta quarta, o Equador realiza seu primeiro jogo-treino em solo gaúcho. A equipe enfrenta o Cerâmica, da segunda divisão gaúcha, em Gravataí.

Publicidade

Publicidade


PublicidadePublicidade


Publicidade


Publicidade