Futebol/Futebol Internacional - ( - Atualizado )

Primeira mulher a assumir um time francês, Helena Costa deixa cargo

Clermont-Ferrand (França)

Helena Costa, primeira mulher a treinar um clube de futebol profissional na França, renunciou ao cargo de técnica do Clermont Foot 63, clube da segunda divisão do Campeonato Francês, antes mesmo de assumi-lo na prática.

O anúncio foi feito nesta segunda pelo presidente do Clermont, Claude Michy, que descreveu a decisão como “repentina e surpreendente” e acusou a portuguesa de não cumprir com o compromisso assumido. A equipe está à procura de um novo treinador.

“Helena Costa decidiu não honrar seus compromissos com o Clermont Foot 63. Helena Costa, portanto, não assumirá o cargo de treinadora do clube para a próxima temporada. Esta decisão foi repentina e surpreendente. Lamento profundamente esta situação. Agradeço a todos aqueles que me apoiaram, sou muito grato. O clube vai continuar a procurar outras partes interessadas para se preparar para a nova temporada”, diz o comunicado oficial assinado pelo dirigente.

Helena já comandou a categoria de base do Benfica e o profissional do Cheleirense. Desde 2012, estava a frente da seleção feminina do Irã, além de ter trabalhado com nomes como José Mourinho e Jesualdo Feirreira e ter sido olheira do time escocês Celtic.

AFP
Anunciada em maio pelo Clermont Foot 63, Helena Costa desiste do cargo de treinadora (Foto: Thierry Zoccolan/AFP)