Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Scolari vê Neymar a caminho de igualar Messi, mesmo sem pensar nisso

Helder Júnior, enviado especial Belo Horizonte (MG)

Ronaldo já apontou Neymar como o melhor jogador da Copa do Mundo até agora, superando Messi, mas a Seleção Brasileira pareceu mais cautelosa na comparação entre os dois atletas que fizeram quatro gols em três jogos no torneio. Thiago Silva ainda vê o colega a caminho de alcançar o argentino como principal em seu esporte no planeta e tem certeza de que isso ocorrerá.

“Sem dúvida, o Messi é um dos maiores jogadores do mundo. Mas o Neymar está em uma crescente muito boa. Dependendo da nossa colocação no final da competição, com certeza disputará para ser o melhor do mundo. É muito bom e tem toda a capacidade para chegar a esse patamar. O Messi é um dos maiores de todos hoje, mas não tenho dúvidas de que o Neymar chegará a esse patamar”, apostou o capitão brasileiro.

Luiz Felipe Scolari, por sua vez, insiste no discurso de que a conquista individual não é um objetivo para o seu camisa 10. “O Messi é um dos maiores do mundo, e o Neymar caminha para esse sentido. Agora, o Neymar não joga para ser o melhor do mundo. Ele joga para o Brasil e pelo Brasil. O que ele deseja é ser campeão do mundo”, definiu.

Tentando mostrar bom humor, Felipão fez graça ao ser lembrado da declaração de Ronaldo. “Ronaldo? Qual Ronaldo? Tem Cristiano, Nazário, Gaúcho. Rivaldo também é com erre”, disse, antes de realmente responder à questão. “É uma opinião do Ronaldo. Como foi um dos maiores do mundo, devemos respeitar. A minha opinião só darei daqui a dez, 15 anos porque agora não preciso dizer nada.”

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Treinador se mostrou confortável com insistência dos argentinos em manter Messi como melhor do mundo
Diante da sequência de perguntas de argentinos sobre Messi, o técnico preferiu manter o título de principal nome do esporte ao camisa 10 da seleção bicampeã mundial. “O Messi é um excelente jogador, um craque, um dos melhores do mundo. Naturalmente, qualquer clube, seleção ou peladinha de várzea onde estiver vai girar em torno dele porque é um dos melhores. Tem que passar por ele porque tem muita qualidade.”

Thiago Silva, entretanto, é bem enfático ao falar sobre sua admiração até ao que Neymar faz sem a bola no pé. “No dia a dia, é um moleque muito tranquilo. Conheço mais fora de campo do que o Felipão, estou sempre com ele. E ele está sempre bem, tranquilo, centrado no que precisa fazer. Quando teve a lesão no Barcelona, conversamos um tempo e disse que estava centrado no que tinha que fazer”, lembrou o zagueiro.