Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Suspenso por nove jogos após mordida, Luis Suárez está fora da Copa

Rio de Janeiro (RJ)

A Fifa anunciou nesta quinta-feira a decisão de suspender o atacante uruguaio Luis Suárez pelos próximos nove jogos de sua seleção, após considerar que o jogador mordeu o zagueiro Giorgio Chiellini no duelo entre Uruguai e Itália, pela última rodada da fase de grupos, vencida pelos sul-americanos por 1 a 0. Durante o jogo, o árbitro não viu o lance e sequer advertiu o artilheiro celeste, apesar dos protestos dos europeus.

Com isso, mesmo que o Uruguai alcance a final da Copa, Suárez ainda será obrigado a cumprir mais cinco jogos de suspensão em competições oficiais da Fifa, o que pode tirar o jogador de boa parte das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, além de o tirar do restante da Copa do Mundo de 2014.

Não bastasse a suspensão em jogos da seleção, Suárez também ficará afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol durante quatro meses. Assim, o atacante não poderá defender o Liverpool ou qualquer outra equipe até outubro deste ano, perdendo o início da temporada europeia. No período, o atacante sequer poderá entrar em estádios de futebol durante partidas oficiais e ainda terá de pagar multa no valor de R$ 247 mil.

A severa decisão, tomada pelo Comitê Disciplinar da Fifa, se baseia no artigo 48 do código de conduta da Fifa, que prevê punição contra agressão, e no artigo 57, que proíbe “comportamento antidesportivo em relação a outro jogador”.

AFP
O zagueiro italiano Giorgio Chiellini alegou ter sido mordido por Suárez, mas foi ignorado pelo árbitro

Suárez é a principal estrela da seleção uruguaia na Copa do Mundo de 2014. Depois de ser desfalque por lesão na estreia contra a Costa Rica, o jogador fez os dois gols da vitória de seu time por 2 a 1 sobre a Inglaterra, em São Paulo,e terminou eleito o melhor jogador da partida.

Além do protagonismo na seleção, o atacante de 27 anos foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês na última temporada, atuando pelo Liverpool, além de terminar como o artilheiro isolado do torneio, com 31 gols. Nas últimas semanas, tem sido especulado como alvo de Barcelona e Real Madrid na próxima janela de transferências.

Reincidente - É a terceira vez que Suárez é flagrado mordendo um adversário em campo. A primeira, em 2010, quando ainda estava no Ajax-HOL, rendeu dois jogos de suspensão. Em abril do ano passado, o jogador repetiu o ato contra o zagueiro Ivanovic, do Chelsea, acabou punido com dez jogos do Liverpool, além de multa.