Futebol/ Palmeiras - ( - Atualizado )

Tobio enfim assina com o Palmeiras e se junta ao elenco em Atibaia

Atibaia (SP)

O Palmeiras enfim concretizou a contratação do zagueiro argentino Fernando Tobio, que jogou pelo Vélez Sarsfield (ARG) nas últimas duas temporadas. Tobio e o Alviverde fecharam um vínculo por cinco anos, nesta quinta-feira, mas só entrará em vigência a partir de 1º de julho, quando termina o acordo com o clube de Liniers. No entanto, o clube portenho autorizou o atleta a participar da intertemporada junto ao elenco do Verdão.

Ansioso para começar a ser treinado pelo técnico e velho conhecido Ricardo Gareca – os dois trabalharam juntos no Vélez – Tobio se mostra orgulhoso por jogar em um dos maiores clubes do Brasil: “Este é um momento que eu estava esperando havia muito tempo. O Palmeiras é um grande clube, um dos mais importantes do Brasil, e estou muito contente por estar aqui. Fiz mais de 100 jogos defendendo o Vélez e agora é uma grande emoção vestir essa camisa. Espero estar às ordens do treinador o quanto antes”, falou o zagueiro ao site do Palmeiras.

No Vélez, a parceria entre Tobio e Gareca funcionou. Foram dois Torneios Clausura, um Torneio Apertura, um Campeonato Argentino e uma Supercopa Argentina. O defensor não esconde que o acerto do Palmeiras com o treinador influenciou sua contratação.

“A verdade é que ele estar aqui me influenciou bastante. Trabalhei com Gareca no Vélez e fiquei muito feliz quando disse que estava interessado em mim para o Palmeiras. É um treinador muito capaz e é um grande orgulho poder trabalhar novamente com ele”, afirmou Tobio, que foi um dos primeiros pedidos de Gareca quando chegou à equipe paulista.

Para ser titular ao lado do incontestável Lúcio, o argentino terá de brigar com outros seis zagueiros: Victorino, Wellington, Tiago Alves, Thiago Martins, Gabriel Dias e Marcelo Oliveira. Esse último é volante de origem, mas rotineiramente é improvisado na zaga.

Como todo argentino, o atleta promete muita raça e dedicação nos jogos, mas não esquece da técnica: “Sou um defensor forte e me destaco por ter boa técnica, mas o mais importante é entrar em campo para correr, lutar muito e sempre tentar acertar o melhor”, disse o zagueiro, que ainda disse estar pronto para jogar na volta do Brasileiro da Série A: “Estou bem fisicamente e espero estar à disposição do técnico já para o primeiro jogo da volta do Campeonato Brasileiro”.

Com o reforço de Fernando Tobio, o Palmeiras passa a ter seis estrangeiros em seu elenco: os uruguaios Eguren e Victorino, o paraguaio Mendieta, o chileno Valdívia e os argentinos Pablo Mouche e Tobio.

Fabio Menotti/Palmeiras/Divulgação
Tobio vem para reforçar a zaga do Palmeiras. Zagueiro tem vínculo com o Alviverde por cinco anos

Confira a ficha completa do novo reforço do Palmeiras:

Nome: Omar Fernando Tobio
Posição: Zagueiro
Nascimento: 18/10/1989
Naturalidade: Ramos Mejía-ARG
Altura: 1,86m
Clubes: Vélez Sarsfield-ARG (2008-14) e Palmeiras (desde 2014)
Títulos: Campeonato Argentino Clausura (2009 e 2011), Campeonato Argentino Apertura (2012), Campeonato Argentino (2012/13) e Supercopa Argentina (2013)