Atletismo/Liga Diamante - ( - Atualizado )

Após um ano de suspensão, Tyson Gay retorna às pistas na Suíça

Lausanne (Suíça)

Após cumprir um ano de suspensão do atletismo, o velocista Tyson Gay retornou às pistas nesta quinta-feira na etapa de Lausanne, na Suíça, da Liga Diamante. O norte-americano ficou na segunda colocação da prova dos 100 m, com o tempo de 9seg93, sendo superado apenas por seu compatriota Justin Gatlin, com 9seg80.

“Estou feliz em voltar. Parece que eu não perdi o ritmo. Estava preocupado com a recepção que iria ter. Me senti muito bem-vindo pelos atletas e pelos fãs”, declarou Gay após a prova.

Gay foi suspenso por um ano pela Agência Norte-americana Antidoping (Usada) após ser flagrado com a presença de um esteroide anabolizante em seu organismo em três testes realizados em sequência em junho de 2013.

O velocista admitiu ter utilizado um produto que continha a sustância proibida desde julho de 2012. Por essa razão, Gay teve todos os seus resultados anulados, inclusive a medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres com o time de revezamento 4x100m dos Estados Unidos.

Na época, Gay alegou inocência e disse ter confiado “em alguém que falhou”. Em consequência de ter sido pego no antidoping, o velocista teve seu contrato suspenso com a fabricante de material esportivo Adidas.

AFP
O velocista Tyson Gay retornou às pistas após um ano de suspensão por doping (Foto:SEBASTIEN BOZON)