Atletismo/Campeonato Mundial Juvenil - ( - Atualizado )

Brasileira faz história em Mundial e conquista ouro no lançamento de disco

Eugene (EUA)

Na última sexta-feira, Izabela Rodrigues da Silva conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo, disputado no Estádio Hayward Field, em Eugene-EUA, na modalidade lançamento de disco. Treinada por João Paulo Alves da Cunha, a atleta conseguiu a marca de 58,03m, novo recorde brasileiro e melhor marca no ranking da IAAF da categoria, em sua segunda tentativa.

"É muito especial ouvir o Hino Brasileiro numa competição tão maravilhosa como o Mundial", lembrou a atleta, que recebeu o prêmio das mãos do brasileiro Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Comitê Executivo da IAAF.

A prata ficou com a norte-americana Valerie Allman, que atingiu a marca de 56,75m. Por sua vez, a indiana Navjeet Kaur Dhillon se contentou com o bronze, após registrar 56,36m. Após atingir o recorde, a brasileira lançou o disco a 57,39m e 57,12m.

Esta foi a terceira medalha de ouro brasileira na história da competição, que teve início em 1986, em Atenas. Porém, foi a primeira conquistada por uma mulher, visto que as anteriores foram obtidas por Clodoaldo Gomes da Silva, nos 20km de corrida, em Lisboa (1994), e por Thiago Braz, no salto com vara, em Barcelona (2012). Em 14 edições, o Brasil ainda possui uma prata e sete bronzes.

Divulgação/CBAt
Izabela Rodrigues da Silva conquistou a medalha de ouro no Mundial Juvenil (Crédito: Daniel Neves)