Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Após campanha histórica, Grécia terá italiano Claudio Ranieri como técnico

Atenas (Grécia)

Mesmo após fazer história com a Grécia na Copa do Mundo, conduzindo os helênicos, pela primeira vez, às oitavas de final, o técnico português Fernando Santos não renovou seu contrato com a seleção alviazul. Porém, a diretoria da federação europeia agiu rápido e anunciou o italiano Claudio Ranieri como novo comandante.

“Espero que a Grécia possa fazer campanhas semelhantes a essa no futuro. Desejo sorte aos meus companheiros, pois são profissionais de valor. Porém, a coisa mais positiva que enxerguei foi fazer o povo grego ir às ruas e comemorar”, disse Santos em sua despedida. Entretanto, o português não retornou com o elenco para o território helênico.

Responsável por dar sequência ao trabalho, Ranieri fez sucesso no futebol italiano, onde dirigiu Napoli, Fiorentina, Juventus, Roma e Inter de Milão. Seu último trabalho foi no Monaco-FRA, onde ficou entre 2012 e 2014. Esta será sua primeira experiência como comandante de uma seleção.

Após figurar no segundo posto do Grupo C, com quatro pontos, a Grécia chegou ao estágio de mata-mata, mas acabou eliminada nos pênaltis para a surpreendente Costa Rica, após a igualdade de 1 a 1 nos 120 minutos de bola rolando.

AFP
Essa será a primeira experiência do experiente Claudio Ranieri, de 62 anos, no comando de uma seleção