Futebol/ Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Arrumar defesa instável é um dos objetivos de Gareca no Palmeiras

Atibaia (SP)

Conhecido por montar equipes ofensivas no Vélez Sarsfield da Argentina, o técnico Ricardo Gareca não só terá de melhorar o ataque do Palmeiras, que marcou oito gols em nove partidas até aqui na Série A do Brasileiro. A defesa do Verdão foi vazada dez vezes no torneio e esse número só não foi maior por causa das grandes defesas do jovem goleiro Fábio, que assumiu a titularidade depois que o capitão Fernando Prass lesionou o cotovelo direito na terceira rodada do campeonato.

O fato é que o setor defensivo do Alviverde, dos dez gols levados na competição, oito aconteceram de dentro da área e com o pé. Números que demonstram a falta de proteção que os volantes palmeirenses oferecem à zaga formada ora por Lúcio e Marcelo Oliveira, ora por Lúcio e Thiago Alves.

No último confronto do Verdão, contra o Grêmio, em Caxias do Sul, o setor defensivo que segurou o 0 a 0 foi formado por Lúcio, Wendell, Wellington e William Matheus e os volantes Marcelo Oliveira e Renato. Esse último já elogiou o modo como o comandante argentino trabalha, mesmo com menos de duas semanas de treinamentos.

Divulgação
Gareca chegou com a missão de salvar o ano do centenário do Palmeiras. Objetivo é conquistar ao menos um título e vaga para Libertadores de 2015

“Os treinos estão sendo muito bons, todos intensos. Estamos aprendendo muito com o Gareca. Ele interrompe os treinos e orienta a gente fazer tudo certinho. Tenho certeza de que ele vai montar uma boa equipe para nós fazermos um bom campeonato”, disse o jovem jogador de 22 anos.

No entanto, não é só a parte tática que Gareca vem trabalhando para arrumar a defesa do clube de Parque Antártica. “El Flaco” chegou exigindo contratações do presidente Paulo Nobre e foi atendido. O primeiro reforço da “Era Gareca” foi o zagueiro argentino Fernando Tobio, que trabalhou e foi bicampeão argentino junto com “El Tigre” no Vélez Sarsfield, em 2011 e 2012.

Ricardo Gareca tem data marcada para estrear no banco do Palmeiras. Será no clássico contra o Santos, dia 17 de julho, na Vila Belmiro. O Verdão no momento é apenas o 11º colocado na tabela de classificação, com 13 pontos, seis a menos que o líder Cruzeiro. Na Copa do Brasil, o Alviverde está na terceira fase e enfrentará o Avaí por uma vaga nas oitavas de final. No ano do centenário do Palmeiras, a missão de Gareca, pelo menos por parte dos torcedores, é conquistar um dos dois títulos e a vaga para a Libertadores de 2015.

Divulgação
Fernando Tobio trabalhou com "El Flaco" no Vélez Sarsfield e foi o primeiro reforço do treinador no Palmeiras