Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Elenco botafoguense quer melhorar desempenho dentro de casa

Da Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

O elenco do Botafogo segue trabalhando para ter um bom aproveitamento durante o segundo semestre. A prioridade é o Campeonato Brasileiro e há quem sonhe, inclusive, em conseguir a classificação para a Copa Libertadores. Na visão dos jogadores, porém, para alcançar esse objetivo será fundamental o Glorioso melhorar o desempenho em jogos no Rio de Janeiro.

Até aqui, nas nove primeiras rodadas, o Botafogo jogou ao lado de sua torcida apenas três vezes. Primeiro empatou por 2 a 2 com o Internacional. Depois, goleou o Criciúma por 6 a 0. Por fim, empate por 1 a 1 com o Vitória. “No Campeonato Brasileiro é muito importante conseguir fazer todos os pontos que você disputar em casa, com o mando de campo. Isso, por si só, já te garante uma campanha tranquila e a possibilidade de buscar algo a mais com a pontuação que conseguir nos jogos fora. Precisamos melhorar esse desempenho para termos sucesso na competição”, disse o zagueiro Dória.

O lateral direito Lucas concorda com a necessidade de um bom desempenho dentro de casa. ”O Campeonato Brasileiro é marcado pelo equilíbrio entre as equipes, qualquer jogo se torna muito complicado e neste cenário ganhar dentro de casa é fundamental, pois nem sempre você consegue uma boa pontuação como visitante. Recentemente, na primeira fase, antes do recesso para a Copa do Mundo, conseguimos pontos importantes como visitante, como na vitória sobre o Palmeiras e o empate com o Corinthians. Porém, eles não fizeram a diferença porque nós não conseguimos ter o desempenho esperado em casa”, explicou Lucas.

Ainda sobre jogos com o mando de campo do Botafogo, o duelo contra o Coritiba, dia 19 de julho, que estava marcado para o Maracanã, teve que passar para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), uma vez que a Fifa ainda estará retirando equipamentos do estádio que sediará a final da Copa neste período. Antes disso, na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, o Glorioso enfrenta o Sport, às 19h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife (PE), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O Glorioso voltará a jogar no Maracanã apenas em 28 de julho, dia de clássico contra o Flamengo.

Rotina de treinamentos

Nesta manhã de sexta-feira o técnico Vagner Mancini comandou uma atividade tática no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Os titulares foram muito exigidos. Após o trabalho o meio-campista Carlos Alberto e os atacantes Wallyson, Zeballos e Emerson Sheik treinaram finalizações.

Já os reservas representaram a equipe em um jogo-treino contra o Artsul (RJ). Mancini montou o time com Renan, Dankler, Matheus Menezes, André Bahia e Júlio Cesar; Gabriel, Edilson, Jorge Wagner e Daniel; Yuri Mamute e Tanque Ferreyra. O Glorioso ganhou por 2 a 1, com gols de Mamute e de João Gabriel, que entrou no segundo tempo. Curiosamente, os dois foram contratados durante o recesso para a Copa do Mundo. O primeiro foi contratado junto ao Grêmio e chegou com pompa de servir à Seleção Brasileira sub-20. O segundo se destacou pela Matonense, time do interior paulista, no primeiro semestre.

O lateral direito Edilson, que estava sendo escalado como volante, treinou entre os reservas porque não vai poder enfrentar o Sport na quarta-feira, uma vez que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O elenco do Botafogo volta a treinar neste sábado, às 9h (de Brasília), quando está previsto um jogo-treino contra o São Gonçalo-RJ, com provável presença dos titulares. O domingo será de folga e na segunda-feira o grupo volta a trabalhar, intensificando a preparação para o duelo contra os pernambucanos.

Divulgação/Botafogo F. R.
Vágner Mancini aposta em jogos-treino para aumentar o entrosamento da equipe e intensificar preparação