Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Felipão surpreende e troca Daniel Alves por Maicon contra Colômbia

Helder Júnior, enviado especial Fortaleza (CE)

Um dos jogadores mais criticados da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, enfim, saiu do time. Para enfrentar a Colômbia pelas quartas de final, em jogo que começa às 17 horas (de Brasília), Luiz Felipe Scolari abriu mão de Daniel Alves e coloca Maicon como titular no Castelão.

A equipe entra em campo com: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. A outra novidade já estava prevista, com Paulinho substituindo o suspenso Luiz Gustavo.

Surpresa de Felipão para o confronto, Maicon foi o primeiro jogador de linha a chegar ao campo no aquecimento. Pisou com o pé direito e saiu correndo como louco, batendo palmas. O camisa 23 era titular com Dunga no último Mundial, mas ainda não atuou nesta Copa do Mundo.

A formação escolhida dá mais segurança à defesa diante de um adversário que joga pelas pontas. Daniel Alves tem falhado demais na marcação sem oferecer perigo na frente e, como Luiz Gustavo recebeu dois cartões amarelos, o Brasil não terá o seu principal perseguidor no meio-campo. Maicon tem a missão de ajudar nesta questão.

A configuração no meio-campo também tem novo posicionamento de Fernandinho, que será primeiro volante, deixando Paulinho mais solto. Esse esboço também explica a entrada de Maicon, que respeita mais do que Daniel Alves a sua responsabilidade de ficar na defesa.

Do outro lado, a Colômbia também entra em campo com maior preocupação na marcação. O técnico argentino José Pekerman tirou o atacante Jackson Martínez e adiantará James Rodríguez, artilheiro do Mundial com cinco gols, e preenche o meio-campo com Ibarbo.

Os adversários da Seleção Brasileira foram escalados com: Ospina; Zuñiga, Zapata, Yepes e Armero; Guarin, Sanchez, Cuadrado e Ibarbo; James Rodríguez e Teófilo Gutierrez.

A partida desta sexta-feira definirá o adversário da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo na terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte.