Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Fluminense organiza retorno de Fred após Mundial

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

O técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, vem contando com todos os jogadores do elenco no período de recesso do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo. A única exceção é o atacante Fred, participando do próprio Mundial a serviço da Seleção Brasileira. Preocupado com o desgaste que o artilheiro vem enfrentando no torneio, o clube já traçou uma estratégia para o seu retorno, que teoricamente aconteceria na próxima segunda-feira, 14 de julho, um dia depois da decisão da Copa do Mundo.

Pelo planejamento, o jogador vai ganhar um período de descanso e também de treinamento diferenciado, para só depois se juntar ao grupo. A previsão foi feita pelo preparador físico Rodrigo Poletto. “O Fred vai precisar de um tempo para se preparar e descansar. Creio que fique entre dez e quinze dias nesta situação, para que depois possa ficar à disposição do Cristóvão”, disse Poletto. Na visão dos profissionais do Fluminense, a Copa do Mundo é uma competição que deixa qualquer jogar desgastado. Justamente por isso é preciso cautela ao fazer planos sobre o jogador.

“Trata-se de uma competição que exige demais dos jogadores no aspecto físico e no aspecto mental. Atuar até a decisão vale tanto quanto jogar uma temporada inteira. Portanto, precisamos ter esse cuidado”, disse Rodrigo Poletto.

Cumprindo a previsão da preparação física, Fred só deverá ficar à disposição de Cristóvão na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 3 de agosto, quando o Fluminense recebe o Goiás no Maracanã. Ele perderia confrontos com o Criciúma e o Atlético-PR, fora de casa, e com o Santos, na capital carioca.

Fernando Dantas/Gazeta Press
O Fluminense pretende dar um período de descanso a Fred

Além disso, não existe uma certeza de que Fred vai voltar a vestir a camisa do Fluminense. Isso porque antes de o Mundial começar existiam sondagens por parte de clubes italianos interessados em contratar o jogador. Internazionale, Lazio e Roma foram alguns dos supostos clubes que sondaram o artilheiro, que chegou a dar entrevistas para a imprensa da Itália.

Dentro de campo, o elenco trabalhou mais uma vez na manhã desta terça-feira, nas Laranjeiras. Cristóvão Borges dividiu o elenco em quatro grupos, criando dois duelos em metade de campo. O treinador exigiu muitos toques rápidos e movimentação de seus comandados. Se recuperando de lesão no tornozelo direito, o volante Diguinho não participou da atividade.

Outra ausência no treino do Fluminense foi o atacante Walter. O jogador foi liberado para realizar uma cirurgia dentária, que vai afastá-lo dos treinos até quinta-feira. O jogador recebeu uma pancada na boca no treino de sexta-feira, após se chocar com o zagueiro Fabrício. Já o zagueiro Henrique, que tinha sido preservado da atividade de segunda-feira por conta de desgaste muscular, trabalhou normalmente com os demais companheiros. O elenco tricolor volta aos treinos na manhã desta quarta-feira.