Futebol/Copa do Mundo - ( )

Jornal francês aponta Pelé como o maior da história das Copas

São Paulo (SP)

No tradicional grito entoado pelos argentinos, finalistas da Copa do Mundo, em solo brasileiro, o eterno camisa 10 alviceleste, Diego Maradona, é melhor do que Pelé. Porém, na concepção do jornal francês L’Equipe, não há argumentos que retirem a superioridade do brasileiro. Nesta sexta-feira, o periódico expôs uma lista com os 100 maiores nomes da história do Mundial, onde o Rei deixa o “deus” na segunda colocação.

O terceiro colocado na lista também é brasileiro: trata-se de Ronaldo, o Fenômeno, que acabou superado pelo alemão Miroslav Klose – 18º colocado no ranking – no posto de artilheiro supremo das Copas. O anjo das pernas tortas, Mané Garrincha, aparece em sexto, ao passo que Jairzinho encerra a participação brasileira entre os dez primeiros.

País que conta com mais estrelas na lista, o Brasil ainda dispõe de Nilton Santos (15º), Cafu (21º), Vavá (26º), Romário (28º), Didi (30º), Zagallo (31º), Rivaldo (35º), Sócrates (39º), Roberto Carlos (42º), Zico (43º), Rivellino (49º), Gylmar (51º), Ronaldinho Gaúcho (57º), Leônidas da Silva (59º), Gérson (62º) e Ademir de Menezes (64º). Ao todo, são 19 referências verde e amarelas.

Esperança dos argentinos na final de 2015, Lionel Messi aparece no 65º lugar. Já a Alemanha, vice-líder dos países, conta com 16 jogadores. Além dos consagrados Franz Beckenbauer (quarto), Gerd Muller (sétimo) e Lothar Matthaus (nono), o rol ainda apresenta Paul Breitner (29º) e Thomas Muller (32º).

Reprodução
Para o jornal francês, Pelé é o maior jogador da história das Copas. Brasil conta com quatro estrelas no top 10
Confira os dez primeiros colocados na lista:

1º Pelé (Brasil)
2º Diego Maradona (Argentina)
3º Ronaldo (Brasil)
4º Franz Beckenbauer (Alemanha)
5º Zinedine Zidane (França)
6º Mané Garrincha (Brasil)
7º Gerd Muller (Alemanha)
8º Johan Cruyff (Holanda)
9º Lothar Matthaus (Alemanha)
10º Jairzinho (Brasil)