Futebol/Copa 2014 - ( - Atualizado )

Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo

Fortaleza (CE)

A Seleção Brasileira perdeu seu principal jogador para o restante da Copa do Mundo. Substituído no decorrer do segundo tempo da partida contra a Colômbia, nesta sexta-feira, o atacante Neymar foi encaminhado a um hospital de Fortaleza, onde passou por exames, que detectaram fratura na terceira vértebra lombar. Assim, o jogador não tem mais condições de atuar neste torneio.

“O exame de tomografia computadorizada mostrou uma fratura no processo transverso na terceira vértebra lombar, uma fratura na região da coluna. Não é uma fratura grave, mas limita os movimentos. Ele vai sentir dor, precisa de imobilização com uma cinta lombar e não terá condições de jogar. O prazo é curto, uma semana, e não tem condições, mas em termos de recuperação a expectativa é de uma consolidação futura”, afirmou o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, ao Sportv.

O lance aconteceu nos minutos finais da partida, quando o camisa 10 da Seleção Brasileira sofreu uma joelhada de Zúñiga nas costas. Assim que o atacante caiu no gramado, o lateral esquerdo Marcelo se aproximou para tentar ajudá-lo, mas o colega de equipe não se levantou.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Neymar sofreu uma joelhada de Zúñiga nas costas e fraturou uma vértebra, sem ter chance de jogar a Copa
Assim, o atacante recebeu atendimento e, ainda no gramado, o médico José Luiz Runco fez o gesto de substituição. O atleta foi retirado do gramado de maca, substituído pelo zagueiro Henrique, aos 42 minutos da etapa final

Em seguida, chorando, Neymar foi levado a um hospital, onde passou pelos exames detalhados. Lasmar ainda não estipulou um prazo exato de recuperação, apesar de saber que não há condições de voltar a jogar na última semana da Copa.

“Vamos ver depois (o prazo final), mas serão algumas semanas imobilizado com essa cinta, para controlar a dor”, acrescentou o médico. Mesmo com a lesão, o atacante retornou com o restante do elenco para Teresópolis, nesta sexta-feira

A vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia classificou o Brasil para a semifinal do Mundial, para encarar a Alemanha, na terça-feira, em Belo Horizonte. Principal esperança da equipe de Luiz Felipe Scolari nesta Copa, Neymar deixa o torneio depois de ter marcado quatro gols.

Além do atacante, outro desfalque na próxima partida será o capitão Thiago Silva, que recebeu o segundo cartão amarelo contra a Colômbia. No entanto, o zagueiro estará de volta na partida seguinte, seja a decisão ou a disputa pelo terceiro lugar.