Futebol/Copa do Mundo - ( - Atualizado )

Van Gaal reclama da disputa de 3º lugar: "não deveria ser jogado"

São Paulo (SP)

Após um empate sem gols com a Argentina no tempo regular e na prorrogação da semifinal da Copa do Mundo, a Holanda foi eliminada pelos Hermanos nos pênaltis. Agora, resta à Laranja Mecânica disputar o terceiro lugar com o Brasil. Mas o técnico Van Gaal considera o duelo desnecessário, pois acredita que as seleções que perdessem no Mundial não deveriam jogar pelo terceiro e quarto lugares, já que só há um prêmio, que é a taça.

“Acho que esse jogo nunca deveria ser jogado. Digo isso há 10 anos, mas vamos ter de jogar. Você tem a chance de perder duas vezes seguidas e, se isso acontecer, você vai para casa como um perdedor, mesmo depois de ter feito uma Copa do Mundo maravilhosa”, criticou o treinador.

Van Gaal também se vê em desvantagem contra o Brasil por ter menos tempo para recuperar o elenco. “É injusto também porque temos um dia a menos para nos recuperar, isso não é fair play. Não são condições justas de jogo”, reclamou o comandante.

Na Copa de 1998, os holandeses perderam a semifinal para o Brasil e disputou a terceira posição com a Croácia, perdendo por 2 a 1. Como precisa seguir o cronograma da Fifa, a equipe permanece mais algumas horas em São Paulo e embarca para Brasília na noite desta quinta, onde enfrenta a Seleção Brasileira no próximo sábado, às 17h, no estádio Mané Garrincha.

AFP
Van Gaal considera a disputa de terceiro lugar desnecessária, já que só há um prêmio: a taça