Futebol/Mercado - ( - Atualizado )

Victor Andrade deixa o Peixe e assina com o Benfica, de Portugal

Do correspondente Tiago Salazar Santos (SP)

Uma das grandes apostas das categorias de base do Santos, talvez a principal após Neymar, não vingou e chegou ao fim no clube. Victor Andrade assinou um pré-contrato com o Benfica, de Portugal, e vai deixar o Peixe de graça.

O atacante tem contrato com o alvinegro praiano até 30 de setembro e desde abril já estava apto a acertar com qualquer outra instituição futebolística. Após dispensar seu empresário e deixar sua carreira nas mãos de seu padrasto, Victor Andrade, enfim, está de malas prontas.

Com a negociação dependendo apenas de detalhes burocráticos, o jovem atacante já não pretendia treinar nesta terça-feira, no CT Rei Pelé, mas foi convencido de honrar com seus compromissos até o fim do vínculo.

Via assessoria de imprensa, o Santos comunicou que ainda não pode confirmar a negociação, mas admitiu que a saída do jogador é iminente e que nesta quarta-feira, talvez, tudo possa ser acertado. O clube detém 70% dos direitos econômicos do atleta, mas não embolsará um centavo. Sem ter o retorno esperado em campo e com as dificuldades nas negociações, o Peixe já enxergava com bons olhos uma saída amigável.

Victor Andrade já viaja para Portugal em agosto, junto com seu padrasto, para iniciar sua mudança para a Europa e definir detalhes, como a escolha do local em que morará com sua família.

A jovem promessa subiu para o elenco profissional em junho de 2012, mas em outubro do ano anterior, com apenas 16 anos, já tinha um contrato que previa multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 127 milhões) para clubes do exterior e 30 milhões de euros (R$ 76 milhões) para times brasileiros, devido ao assédio, que já era intenso tão precocemente.

Em setembro deste ano, o jogador completa 19 anos e até aqui foram 31 jogos com a camisa do Peixe com apenas três gols marcados. Pela seleção brasileira, defendeu as categorias sub-16, pela sub-18 e sub-20.

Divulgação
O atacante Victor Andrade deixou o Santos e assinou com o Benfica, de Portugal. (Foto: Santos FC)