Futebol/Mercado - ( - Atualizado )

Victor Andrade se despede dos companheiros no Santos

Do correspondente Tiago Salazar Santos (SP)

Com as malas prontas para partir para a Europa, Victor Andrade deu seu adeus aos companheiros de Santos nesta terça-feira, pela manhã. O jogador, já sem os uniformes do alvinegro, cumprimentou um a um entre jogadores e comissão técnica antes de deixar do CT Rei Pelé.

Victor Andrade deve anunciar na próxima quinta-feira seu futuro. O Benfica, de Portugal, deve ser o rumo do jovem de 18 anos. O clube português já acertou com tudo com o jogador, mas ainda é preciso terminar as negociações junto ao Santos.

O clube, que investiu pesado em Victor desde as categorias de base, tem um acordo com o pai do atleta, que gerencia sua carreira. Neste acordo, o Peixe receberá um valor fixado em contrato no momento da transferência.

Victor foi liberado pelo Santos, mas tem contrato até 30 de setembro. Como a janela de transferências internacionais se encerra antes, em 13 de agosto, é necessário um acerto entre as três partes envolvidas para Victor não ter que esperar até a próxima janela, no início de 2015, para ficar apto a jogar.

Ricardo Saibun/Santos FC
O atacante Victor Andrade se despediu do Santos

O Benfica já avisou que pretende contar com o jogador desde o início da temporada europeia, porém não pretende pagar pela liberação da promessa alvinegra. Vale lembrar que a relação entre os dois clubes ficou estremecida após a ida de Danilo para o Porto. Na época, o Benfica, principal rival do Porto, estava à frente das negociações com o Santos e não engoliu a “traição”. “Falta acertar alguns detalhes, mas até quinta-feira acho que definimos tudo”, disse Nelson, pai de Victor Andrade, em contato telefônico.

Com apenas 16 anos, o atacante já tinha um contrato que previa multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 127 milhões) para clubes do exterior e 30 milhões de euros (R$ 76 milhões) para times brasileiros, mas a aposta acabou não vingando como os diretores santistas imaginavam.