Atletismo/ Campeonato Ibero-Americano - ( - Atualizado )

Brasileiras comemoram ouro no Ibero-Americo e já pensam em 2016

São Paulo (SP)

Campeã no revezamento 4x100 do Campeonato Ibero-Americano de atletismo, neste domingo, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera (SP), a brasileira Ana Cláudia Lemos da Silva festejou a marca dos 42s92 (novo recorde do torneio), porém a cabeça da atleta está em outras competições. O objetivo final é conquistar medalhas no Mundial de Pequim, em 2015 e, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“É gostoso correr o revezamento. A última vez que fiz parte da equipe foi em 18 de agosto de 2013, na final do Mundial de Moscou. E é muito bom poder ajudar a equipe a correr novamente na casa dos 42 segundos (no Mundial de Revezamento, em maio, o tempo foi na casa dos 43 segundos). Teremos pela frente uma boa preparação para os Jogos Pan-Americanos - queremos o bicampeonato -, para o Mundial de 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016. Vamos buscar duas medalhas que ainda não temos. Se estivermos bem, treinarmos bem, não tem segredo”, avaliou a velocista, recordista sul-americana dos 100m e 200m.

Ana Cláudia formou equipe com Franciela Krazucki, Rosângela Santos e Vanusa Henrique dos Santos. Essa última abriu o revezamento, prática já realizada no Mundial das Bahamas, em maio: “É muito bom. No Mundial, eu abri a prova e agora tive a oportunidade, junto com as minhas companheiras, de ser de novo a primeira, de ganhar. Foi muito bom. Eu gosto de abrir, me sinto muito segura”.

Pela manhã, Vanusa ficou com a medalha de bronze nos 200 m, com 23s64, segundo melhor tempo da carreira (tem 23s60, de 2012), depois de ter marcado 23s66, o primeiro tempo das semifinais. A também brasileira Franciela Krasucki foi ouro (23s41) e a equatoriana Marisol Landazuri, prata (23s60). "Hoje a prova passou muito rápido, nem deu tempo de ver nada", disse Vanusa, acrescentando que se sentiu "meio travada". "Mas medalhou, está legal!"

Divulgação
O quarteto brasileiro conquistou o ouro no revezamento 4x100m, pelo Campeonato Ibireo-Americano de atletismo, em São Paulo (Foto: Oswaldo F.)