Atletismo/ Grande Prêmio Brasil de Atletismo - ( - Atualizado )

Visando Rio 2016, brasileiros disputam GP Brasil neste fim de semana

Belém (Pará)

Com início marcado para o próximo domingo, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, o 30º Grande Prêmio Brasil de Atletismo dará oportunidade para os atletas brasileiros competirem em alto nível diante de fortes adversários sul-americanos. O foco principal do torneio é ajudar na preparação aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

“Estamos trabalhando para realizar este ano um Meeting à altura das tradições do GP Brasil, que chega à 30ª edição. É importante porque cada ação nossa tem como foco a preparação dos nossos atletas para os Jogos do Rio. E para chegar bem à Olimpíada de 2016 teremos que passar antes por eventos como o PAN e o Mundial de Atletismo”, avaliou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes.

Divulgação/CBAt
Anderson Henrique foi ouro nos 400m, no Campeonato Ibero-Americano de atletismo (Foto: Fernanda Paradizo)

O GP Brasil é o único torneio da América do Sul a integrar o calendário da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Estarão presentes no domingo, no Mangueirão, nada menos que 70 atletas do Ranking da IAAF, entre eles o ex-recordista mundial dos 100m, o jamaicano Asafa Powell.

Nesta segunda-feira, a organização do GP Brasil confirmou a ida de nove dos campeões do Ibero-Americano de Atletismo, encerrado em São Paulo neste domingo.

Abaixo, os campeões ibero-americanos confirmados para Belém:

Jorge Vides (Brasil), 200m
Natalia Ducó (Chile), arremesso do peso
Franciela Krasucki (Brasil), 200m
Rafith Rodriguez (Colômbia), 800m
Anderson Henrique (Brasil), 400m
Yosire Urrutia (Colômbia), salto em distância
Ana Cláudia Lemos (Brasil), 100m
Muriel Coneo (Colômbia), 3.000m com obstáculos
Jucilene Sales de Lima (Brasil), lançamento do dardo