Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Ainda artilheiro do Verdão, Kardec prova reformulação não planejada

São Paulo (SP)

Autor do gol que definiu a derrota para o São Paulo e colocou o Palmeiras na zona de rebaixamento ainda, Alan Kardec é o artilheiro do Verdão no ano de seu centenário. E se transforma na prova de uma reformulação que só ocorreu no elenco após o Campeonato Paulista por falta de planejamento.

A lista de artilheiros tem Alan Kardec, autor de dez gols, e, na sequência, aparece Henrique, que balançou as redes oito vezes e é o único a aparecer entre os principais nomes neste quesito que ainda está bem cotado no elenco, apesar de gerar ira em torcedores com chances claras que tem perdido ao longo das partidas.

A artilharia segue com um trio de quatro gols: Leandro e Wesley, ambos reservas, e Valdivia, que só voltou porque não acertou com o Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, e já sofre com fratura no nariz e dores na coxa direita. Com três, aparecem Felipe Menezes, sempre criticado, Mendieta, que nem é relacionado, e Juninho, reserva. Marquinhos Gabriel, já negociado, e Bruno César, que raramente sai do banco, têm dois cada um.

A lista de quem tem mais assistências também mostra a reformulação. Os líderes são Marquinhos Gabriel, com quatro, e William Matheus, com três, ambos já negociados. O reserva Wesley também tem três e aparecem na sequência Felipe Menezes, Mendieta, Valdivia, Alan Kardec, Juninho, Vinicius e Wendel, todos com dois passes para gol.

Como o time realiza uma campanha que o coloca na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, sem nenhuma vitória há nove rodadas da competição, os números foram alcançados, basicamente, no Paulista, no qual o Verdão de Gilson Kleina parou nas semifinais.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Alan Kardec sobe mais do que Victor Luis e define clássico: ninguém que ficou no Verdão superou seus dez gols
Entre os que saíram, a diretoria tem total responsabilidade. Perdeu Alan Kardec para o São Paulo por uma diferença econômica pequena entre os salários oferecidos e não exigiu garantias maiores de permanência nos contratos de Marquinhos Gabriel e William Matheus, ambos contratados em janeiro. A exceção é Vinicius, emprestado ao Vitória por não atuar bem.

Dessa forma, sobraram no ataque nomes como Leandro e Henrique. Assim, no minuto seguinte à jogada em que Leandro chutou em cima de Rogério Ceni e Henrique furou com o goleiro já fora da meta, Alan Kardec subiu mais do que Victor Luis, única opção na lateral esquerda com a saída de William Matheus, e garantiu a vitória tricolor em clássico no qual Felipe Menezes foi incapaz de substituir Valdivia como Marquinhos Gabriel chegou a fazer no Paulista.