Futebol/Campeonato Brasileiro Série B - ( - Atualizado )

América-MG pode perder 21 pontos por causa de escalação irregular

Belo Horizonte (MG)

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos somados, o América-MG pode sofrer uma punição que o tiraria do sonhado acesso à elite do futebol brasileiro. A diretoria do Joinville alegou nesta sexta-feira que o clube mineiro escalou o lateral Eduardo de forma irregular em quatro partidas, o que resultaria na perda de 21 pontos. Desta forma, o Coelho despencaria para a lanterna da competição.

Eduardo jogou a Copa do Brasil pelo São Bernardo e depois se transferiu para a Portuguesa, clube pelo qual atuou na Série B do Brasileiro. Desta forma, o jogador já havia atuado por dois times diferentes em competições organizadas pela CBF, o que o impediria de defender o América-MG.

Pela equipe de Belo Horizonte, no entanto, Eduardo jogou apenas uma partida, mas esteve inscrito em outras três oportunidades. Desta forma, se o tribunal julgar que o atleta estava irregular, o Coelho perde os 12 pontos referentes aos quatro compromissos, além dos nove que conquistou nestas partidas.

“Um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria”, diz o artigo do regulamento.

O departamento jurídico do Joinville foi o responsável por descobrir esta irregularidade, baseada no artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF. Sendo assim, já protocolou uma notícia de infração na justiça desportiva. O caso deve ser analisado nos próximos dias.