Futebol Internacional/Euro 2016 - ( - Atualizado )

Após vexame na Copa, Del Bosque surpreende na convocação da Espanha

Madri (Espanha)

O técnico Vicente Del Bosque convocou, na manhã desta sexta-feira, os jogadores que defenderão a Espanha nos amistosos no início de setembro, contra França e Macedônia, válidos pelas preliminares da Euro 2016. Após o vexame no Mundial do Brasil, quando a Roja não passou sequer da fase de grupos, o comandante resolveu inovar na convocação, iniciando uma renovação do plantel.

Em comparação com a convocação para a Copa do Mundo, a seleção espanhola teve oito baixas, incluindo jogadores experientes: o goleiro Reina, o zagueiro Piqué, os meio-campistas Javi Martínez, Xavi, Xabi Alonso e Mata, e os atacantes David Villa e Fernando Torres. Em contrapartida, Del Bosque tenta iniciar uma renovação convocando pela primeira vez jogadores como Raúl García, San José, Carvajal, Casilla e Alcácer, e contando com os reforços de Bartra, Isco e Iturraspe.

Iturraspe e Carvajal estavam na lista prévia de 30 atletas para o Mundial, mas não foram confirmados na lista final de jogadores que vieram ao Brasil. Já Isco e Bartra voltam à relação do treinador após terem sido utilizados em amistosos na última temporada. O zagueiro disputou dois amistosos diante de Guiné e África do Sul, enquanto o atacante foi convocado em nove oportunidades, atuando somente em duas – contra Uruguai e Geórgia.

Duas das surpresas da lista, Mikel San José e Paco Alcácer, já acumulam certa experiência nas categorias de base da Fúria. O primeiro, zagueiro do Atlético de Bilbao, foi campeão europeu Sub-21 em 2011 e será dirigido por Del Bosque pela primeira vez na seleção, aos 25 anos.. O segundo, atacante do Valencia, ostenta os títulos de campeão do mundo e campeão da europa pelas categorias de base da Espanha, tendo apenas 20 anos.

Confira a relação completa de jogadores convocados por Vicente Del Bosque:

Goleiros: Casillas, De Gea e Casilla
Laterais: Juanfran, Carvajal, Jordi Alba e Azpilicueta
Zagueiros: Bartra, San José, Sérgio Ramos e Albiol
Meio-campistas: Koke, Iturraspe, Busquets, Iniesta, Raúl García, Silva, Pedro, Cazorla, Fábregas e Isco
Atacantes: Diego Costa e Alcácer

AFP
Técnico Del Bosque ignora 'medalhões' em detrimento da renovação do elenco (Foto:Javier Soriano/AFP)