Futebol/Liga dos Campeões da Europa - ( - Atualizado )

Arsenal desafia hegemonia do Besiktas em Istambul para seguir na Champions

Istambul (Turquia)

A história da fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões da Europa começa a ser escrita de fato nesta terça-feira. Ainda em busca do sonhado título inédito, o Arsenal dá o primeiro passo internacional nesta temporada ao visitar o Besiktas, às 15h45 (de Brasília), pela primeira partida dos playoffs. Ainda ajustando-se à chegada de Alexis Sánchez, o time londrino mostra-se ansioso para quebrar a hegemonia dos turcos em Istambul.

“Estamos desesperados por esse jogo, pois queremos jogar a Liga dos Campeões e sabemos da grandeza desses jogos”, admite o técnico Arsene Wenger. “Estamos desesperados para jogar, não importa o que isso nos custe. Sempre temos sorteios complicados. No ano passado foi o Fenerbahce, agora é o Besiktas. É difícil”, completa, lembrando o último adversário turco que enfrentou no comando dos Gunners.

AFP
Wenger reconhece ansiedade para avançar na Champions e buscar taça inédita (foto: Carl Court)
Na ocasião, o Arsenal eliminou o Fenerbahce nesta mesma fase com duas vitórias e placar agregado de 5 a 0. O encontro reeditou duelo da fase de grupos da temporada 2008/09, quando os ingleses golearam fora de casa por 5 a 2 o time turco, que então tinha Roberto Carlos, Alex e cia. entre seus titulares. O bom retrospecto contra o Fener pode animar os ingleses em novo duelo contra um euro-asiático, mas o desempenho do Besiktas em seus domínios tem efeito contrário.

Construída quase que exclusivamente por duelos do Campeonato Turco, a invencibilidade dos Águias Negras no Estádio Olímpico Ataturk chega a 15 jogos. A vitória no último deles, contra o Feyenoord, foi o passo necessário para disputar a vaga na fase de grupos da Champions League. Agora o técnico Slaven Bilic admite ter o time azarão do confronto, mas aposta na classificação.

“O Arsenal é favorito no papel, mas futebol é vencido no campo”, entende. “Eles têm alguns dos melhores jogadores do mundo, mas já vimos em várias ocasiões que talento não necessariamente significa vitória”, completa o treinador.

As equipes sobem ao gramado do Estádio Olímpico Ataturk nesta terça-feira para decidir os primeiros 90 minutos dos playoffs da Liga dos Campeões. A vaga será decidida na próxima semana, quando o duelo será repetido no Emirates Stadium, em Londres.

Divulgação
Tentando surpreender, Besiktas tem em Demba Ba (E) sua principal arma ofensiva (foto: BJK/site oficial)
Napoli e Athletic Bilbao medem forças na Itália – No mesmo horário, outras quatro partidas serão disputadas pelos playoffs da Liga dos Campeões da Europa. O destaque é o embate entre italianos e espanhóis a ser disputado no Stadio San Paolo, em Nápoles. A partida é a primeira das duas que decidirão qual equipe fará parte da fase de grupos da competição continental.

Também às 15h45, o austríaco Salzburg recebe o sueco Malmo na Red Bull Arena; Steua Bucareste, da Romênia, e Ludogrets, da Búlgaria duelam na Arena Nacional; e o dinamarquês Copenhagen tenta surpreender o Bayer Leverkusen em casa.