Futebol/Copa do Brasil - ( - Atualizado )

Bahia e Internacional voltam a duelar no mata-mata depois de 20 anos

Porto Alegre (RS)

Internacional e Bahia começam, nesta quarta-feira, a decidir uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Será o quarto duelo eliminatório entre os dois clubes, e pela quarta competição diferente. Ambos se encontraram pelo Brasileirão de 1988, pela Libertadores de 1989 e na Copa do Brasil de 1994. A vantagem é colorada: nos três confrontos já ocorridos, dois foram vencidos pelo Inter. O Bahia, porém, levou a melhor no principal e mais marcante deles.

Pela final do Campeonato Brasileiro de 1988, disputada em fevereiro do ano seguinte, o Tricolor venceu o Internacional de virada, na Fonte Nova, por 2 a 1. Leomir abriu o placar para os gaúchos, mas Bobô marcou duas vezes para os baianos. No Beira-Rio, lotado por quase 80 mil torcedores, um empate sem gols deu ao Bahia o título brasileiro daquele ano. Dois dias depois, os baianos levariam a melhor na estreia da Libertadores, ganhando por 2 a 1 do Inter, novamente no Beira-Rio.

Naquela Libertadores, porém, foi o Colorado quem riu por último. Nas quartas de final, o Beira-Rio recebeu o jogo de ida: deu Inter, 1 a 0, gol do uruguaio Diego Aguirre. Na volta, a Fonte Nova foi palco de uma batalha aquática: com um gramado empoçado pela forte chuva que caiu sobre Salvador, o que menos se viu foi futebol. O empate em 0 a 0 levou os gaúchos às semifinais.

Alexandre Lops/SCI
Equipes enfrentam-se no Estádio Beira-Rio às 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira
O duelo mais emocionante, porém, viria em 1994. Pelas oitavas da Copa do Brasil, Paulinho McLaren faria o gol da vitória colorada no jogo de ida, no Beira-Rio, por 1 a 0. Na volta, o Bahia abriu 2 a 0 em apenas 6 minutos de jogo na Fonte Nova, mas tomou a virada ainda no primeiro tempo. O Inter chegou a fazer 4 a 2, mas o Tricolor reagiu e virou para dramáticos 5 a 4. A vaga ficou com o Colorado pelo saldo qualificado.

A partida desta quarta-feira está marcada para o Beira-Rio. Quem passar neste duelo enfrentará Huachipato ou Universidad Católica de Quito nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.