Futebol/Brasileiro Série D - ( - Atualizado )

Barueri esquece crise, surpreende e vence líder Tombense na Arena

Barueri (SP)

A tamanha crise financeira no Grêmio Barueri fez os jogadores protagonizarem um W.O. diante do Operário-MT, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Após receberem uma porcentagem das pendências salariais, os atletas abdicaram da desistência e entraram em campo para enfrentar o emergente Tombense-MG, líder do Grupo 7. Dentro das quatro linhas, a Abelha deixou os problemas de lado e venceu por 3 a 1, com gols de Iago Dias e Léo Mineiro (duas vezes). Mateus descontou, já no fim do segundo tempo.

Com o resultado, os comandados de Éder Silveira somaram seus primeiros pontos no quarto estágio do futebol brasileiro, e deixam a equipe mineira em posição ameaçada, podendo ser ultrapassada por Luziânia-DF e Operário.

O próximo compromisso do clube paulista será no dia 31, domingo, diante do Operário. A partida está prevista para às 15 horas (de Brasília), no Estádio Presidente Dutra. Já a representação de Tombos terá folga e terá como próximo adversário os mato-grossenses, em seus domínios, no dia 7 de setembro.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
O Barueri surpreendeu ao vencer o líder da chave, o Tombense, que agora qtem a posição ameaçada
O jogo – Antes da partida, os jogadores do Grêmio Barueri se resguardaram e evitaram entrevistas com a imprensa. Porém, dentro das quatro linhas, a ansiedade parece ter se dissolvido. Com um futebol envolvente, a Abelha criou as melhores chances e não demorou para abrir a contagem. Após receber um belo passe do camisa 10 Alex Maranhão, Léo Mineiro fintou a marcação e bateu cruzado, para vencer Darley.

Em desvantagem, o Tombense teve uma boa oportunidade para empatar, aos 43 minutos. Francismar escapou com liberdade pela intermediária e, na saída de Márcio, goleiro com passagens por São Paulo e Atlético-PR, finalizou por cobertura. Atento, o volante Douglas Marques correu e evitou o tento, nas proximidades da linha.

Antes de seguirem para os vestiários, os jogadores da Abelha quase ampliaram o placar. Porém, com o gol escancarado, após bola espirrada pela defesa visitante, Rodrigo Soares finalizou à esquerda da trave.

Logo no início do segundo tempo, o Barueri foi as redes pela segunda vez, novamente com o oportunismo de seu camisa 9. O meia-atacante Iago Dias escapou com velocidade pela ponta esquerda e cruzou na segunda trave. Bem postado, Léo Mineiro cabeceou no contrapé de Darley.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Léo Mineiro foi o destaque do Barueri, marcando dois gols no triunfo por 3 a 1 sobre o Tombense
Com o adversário nervoso, a Abelha sentiu o bom momento e esboçou boas avançadas pelas pontas. Em uma delas, Léo Mineiro desarmou Edmário e partia livre em direção a área. Porém, acabou derrubado pelo defensor, que recebeu o cartão amarelo. Na cobrança, Alex Maranhão, responsável pelas bolas paradas, concluiu por cima da meta.

Entretanto, com 18 somados, os paulistas ampliaram o marcador. Em lançamento da ponta direita, Iago Dias avançou com liberdade, no costado da zaga, e só teve o trabalho de concluir na saída do goleiro. Porém, com 35 jogados, o Tombense descontou: Mateus invadiu a área e estufou as redes de Márcio, com um chute no ângulo direito.

Curiosidade – Nas dependências da Arena Barueri, chamou a atenção a presença de torcedores do Tombense. Doze fãs da equipe mineira marcaram presença e expuseram duas faixas vermelhas. Desprestigiado, o clube mandante não teve nenhum escrito ao seu favor e se contentou com gritos isolados de familiares – nos setores de cadeiras – e alguns poucos entusiastas. Não houve separação entre os fanáticos adversários no setor principal. O compromisso registrou 184 pessoas, muitas delas fora das arquibancadas, com renda mínima a mil reais.